Rádio Câmara: vereador presta contas do mandato no programa Ação Parlamentar
O vereador Damásio Franca (Progressistas) foi o convidado desta terça-feira (7) a fazer uma prestação de contas de seu mandato durante entrevista com a jornalista Edileide Vilaça para o programa Ação Parlamentar, da Rádio Câmara FM 88.7MHZ. O vereador, que também ocupa a cadeira de primeiro secretário da Casa, destacou ações realizadas pela Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana, da qual é presidente, e falou sobre a importância das emendas impositivas.
De acordo com o parlamentar, a ideia de criar a Frente de Mobilidade Urbana surgiu a partir de outra iniciativa da Casa, o Câmara Itinerante, projeto que levou os vereadores a diversos pontos da cidade para acompanhar de perto as dificuldades da população pessoense. A primeira ação do Câmara Itinerante aconteceu no Parque Solon de Lucena. “Lá, vimos uma procura muito grande da população para solucionar questões relacionadas à mobilidade urbana”, explicou o vereador.
“O intuito da Frente de Mobilidade é ir aos pontos problemáticos e nós vereadores, junto com a população e a Gestão Municipal, tentarmos solucionar os problemas”, afirmou Damásio Franca, acrescentando que a Frente já realizou ações nos bairros do Aeroclube, Valentina e Jardim Luna e que em todas as ações a Gestão Municipal participou com equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e da Secretaria de Planejamento (Seplan).
Segundo o vereador, a principal solicitação da população do Bairro Aeroclube é que, com a construção do parque onde era o antigo Aeroclube da Capital, sejam criadas também vias de acesso ao bairro. “O bairro é grande e possui poucas vias de entrada e saída”, relatou o vereador, salientando que a solicitação imediada é para que se acrescente uma faixa para veículos na saída do bairro. “George Morais disse que já está trabalhando para atender a solicitação e nós estamos cobrando”, garantiu, citando o superintendente da Semob.
Já no Bairro do Valentina, Damásio Franca afirmou que a Semob vai melhorar a sinalização nas redondezas do girador de entrada do bairro e que vai realizar um estudo com a possibilidade e implantação de semáforos a fim de melhorar o tráfego na região. No Jardim Luna, o vereador destacou que o problema também é na entrada do bairro, pois abrange os veículos vindos da BR 230. Segundo Damásio, o superintendente já levou no dia da ação o projeto que tem para solucionar a problemática e garantiu sua execução. “A Câmara vem fazendo a diferença na vida das pessoas. Estamos indo direto aos problemas para tentar resolver. Estamos fazendo nossa parte e já está rendendo frutos”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda importância da Lei 14.283/2021, de sua autoria, que cria a campanha ‘Pare de dirigir teclando’. “Há estudos de que quando se está escrevendo mensagem no celular enquanto dirige, o motorista avança 50 metros sem ver o caminho, dirigindo apenas sob reflexo, e isso aumenta assustadoramente o número de acidentes. E essa campanha é uma forma de combater esse problema”, explicou.
Emendas Impositivas
Damásio Franca ressaltou a iniciativa pioneira de implantação das emendas impositivas como instrumento de fortalecimento do Poder Legislativo. Ele destacou que fez uma reunião com populares para perguntar onde poderia destinar seus recursos. “A saúde está um caos e não é um problema não só em João Pessoa, mas no Brasil inteiro, principalmente com a pandemia. Como a saúde precisa de atenção, vou destinar 90% dos recursos para a área e os outros 10% para o esporte, que também é uma forma de fortalecer a Saúde”, defendeu.
Ele ressaltou ainda a importância do investimento em ciclovias na Capital e do uso da bicicleta não só para fins esportivos, mas também como meio de locomoção. “No ciclismo, cuida-se da saúde e ainda estamos melhorando o meio ambiente, além de evitar trânsito. O uso da bicicleta precisa ser incentivado. Estamos trabalhando a favor do aumento das ciclovias e que elas não sejam usadas apenas para o esporte”, afirmou Damásio destacando que a cidade já avançou muito na expansão de ciclovias e que ele solicitou a marcação de faixa preferencial para ciclistas nas avenidas Panorâmica e Cabo Branco.