Reativação do painel eletrônico garante mais transparência dos trâmites em plenário

por Haryson Alves — publicado 31/03/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 12h36
Com a ferramenta funcionando em sua total capacidade, cidadãos podem acompanhar informações e dados sobre o que acontece em sessões, audiências e votações

Desde a reabertura dos trabalhos da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a Mesa Diretora da entidade reativou o painel eletrônico do Plenário Senador Humberto Lucena. A iniciativa ajuda a garantir o ordenamento e cumprimento dos trâmites regimentais da Casa durante as sessões, audiências e votações.

Além disso, a ferramenta também assegura a manutenção de mais transparência, possibilitando ao cidadão acompanhar informações e dados sobre o que estiver tramitando no plenário durante os eventos do Legislativo.

Com o painel eletrônico funcionando em plena capacidade, várias funções podem ser utilizadas durante o Processo Legislativo. A exemplo, o registro da presença ou falta dos parlamentares; verificação de quorum; exibição dos resultados das votações com posicionamento de cada vereador diante do pleito; e a contabilização do tempo de pronunciamento e de apartes.

Uma das decisões da atual Mesa Diretora foi capacitar servidores para assegurar o melhor manuseio da ferramenta. Desta forma, garantiu-se que o máximo de funções do painel eletrônico fossem utilizadas em prol do ordenamento, celeridade e transparência dos trâmites legislativos.