Reitor do IFPB recebe Título de Cidadão Pessoense do presidente da CMJP

por Érika Bruna Agripino — publicado 02/06/2016 21h00, última modificação 16/07/2019 17h45
O vereador Durval Ferreira (PP) enalteceu o trabalho de Cícero Nicácio do Nascimento Lopes para o desenvolvimento da educação no Município e em todo o Estado

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta sexta-feira (3), uma sessão solene para outorga do Título de Cidadão Pessoense ao professor e atual reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Cícero Nicácio do Nascimento Lopes. A homenagem foi uma iniciativa do presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), que enalteceu o trabalho do gestor para o desenvolvimento da educação no Município e em todo o Estado.

“As instituições federais tecnológicas de ensino público são referência no País pela qualidade da mão de obra colocada no mercado e por possuírem, em seus quadros, professores e funcionários capacitados e comprometidos com a formação profissional e, acima de tudo, com o exercício da cidadania. Dentro desse contexto, a CMJP se sente honrada em homenagear o reitor Cícero Nicácio, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da educação do nosso Estado”, disse Durval Ferreira.

 

O presidente da Casa Napoleão Laureano trouxe um breve histórico da vida do homenageado, que nasceu na cidade de Aguiar, no Sertão da Paraíba, e se mudou para a Capital paraibana quando ainda era adolescente. “Como todo menino sertanejo, ele sempre foi um desbravador destemido, que buscou incessantemente o conhecimento e uma vida melhor que garantisse condições de chegar aonde está hoje. O mais novo cidadão pessoense tem uma carreira profissional brilhante e, estou convicto, merece o reconhecimento da população de João Pessoa”, complementou.

Cícero Nicácio do Nascimento Lopes é doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ingressou no IFPB na década de 1990 e ocupou diversas funções na instituição, ao longo desses anos. Como diretor-geral, implantou o IFPB Campus de Campina Grande. Foi eleito reitor em 2014.

 

Homenageado se emociona ao falar de sonho dos pais por educação

O reitor Cícero Nicácio ocupou a tribuna da Casa, após a fala do presidente da CMJP e de outros convidados presentes na solenidade, e se emocionou bastante ao relembrar sua trajetória de vida. “Sou muito pequeno para a grandeza deste momento. É um milagre de Deus, pois, de onde eu vim, seria absolutamente inimaginável chegar até aqui”, disse.

O homenageado destacou uma frase de seu pai, o lavrador José Batista do Nascimento, que o motivou a lutar por uma realidade melhor para sua família: “A imagem do meu pai, sentado em um tamborete, na cidade de Cajazeiras, vai me acompanhar durante todos os dias da minha vida. Ele dizia: 'Tenho fé em Deus que, um dia, a enxada dos meus filhos vai ser uma caneta'. Minha mãe, a costureira Ivani Batista Lopes, chegou a penhorar sua aliança de casamento para comprar livros para os filhos estudarem”, frisou.

 

Cícero Nicácio classificou a Capital paraibana como encantadora e disse que tem muito a agradecer por tudo o que conquistou vivendo na cidade, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. “João Pessoa me deu tudo, desde o dia em que cheguei aqui, nos anos 80, vindo do Sertão da Paraíba, cheio de sonhos. Quero retribuir tudo o que ela me deu e empreender os meus esforços para fazer o interesse público se sobrepor a todos os outros interesses. Oferecer uma educação transformadora, emancipatória e cidadã é o nosso propósito à frente dessa instituição tão pujante, que vai completar 107 anos. Queremos beneficiar os pessoenses, os sertanejos, os caririzeiros, as pessoas que mais precisam”, observou.

Coral da CMJP executa canção preferida do professor

A solenidade na Casa foi permeada por apresentações do Coral Antônio Leite, regido pela maestrina Socorro Estrela, que, junto com o cantor Paulo Brasil, executou a música “Velha Roupa Colorida”, do cantor e compositor Belchior. A canção é um dos clássicos da Música Popular Brasileira e uma das preferidas do professor e reitor do IFPB.

 

Também participaram da sessão solene: o vereador João dos Santos (PR), que secretariou os trabalhos da mesa; a pró-reitora de ensino do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho; o assessor especial da Reitoria do IFPB, Almiro de Sá Ferreira; a esposa do reitor, Maria José da Silva; além de outros parentes, amigos, colegas e alunos de Cícero Nicácio.

“Ele está sempre sorridente e é aquele líder que todos sonham em ter, que nos anima e nos alegra, transformando o ambiente de trabalho em algo que nos enleva espiritualmente”, elogiou Almiro de Sá Ferreira.