Repasse de incentivo a agentes de saúde e de combate à endemias é cobrado por vereador

por Clarisse Oliveira publicado 25/11/2021 14h12, última modificação 25/11/2021 14h12
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Junio Leandro (PDT) participou da sessão ordinária de maneira remota da Secretaria Municipal de Saúde, onde teve o apoio da categoria na reivindicação

O vereador Junio Leandro (PDT) cobrou da Gestão Municipal repasse de recursos do Governo Federal referente ao incentivo adicional para agentes comunitários de saúde e de combate à endemias da Capital. O parlamentar se pronunciou remotamente na sessão desta quinta-feira (25), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), diretamente da Secretaria Municipal de Saúde, onde teve o apoio de trabalhadores da categoria na reivindicação.

Brasília manda diretamente as 12 parcelas, mas no último trimestre do ano, há um repasse de parcela adicional para incentivar agentes de saúde e de combate à endemias. Patos e Cajazeiras já repassam esse valor para as categorias, que trabalham todo dia no sol ou na chuva, entrando na casa dos cidadãos. São guerreiros que levam a bandeira do município para a casa de todos. Esperamos que a gestão faça jus à esperança que depositamos nela”, destacou o vereador, salientando que a categoria está sem condições de trabalho, sem protetor solar e sem equipamentos de proteção individual de qualidade.

Junio Leandro explicou que houve mudança na legislação e que agora os recursos serão enviados de acordo com quantidade de usuários cadastrados nas unidades de saúde. Ele afirmou que a gestão passada não enviava os dados dos usuários, o que fez com que hoje resultasse em um déficit nos cadastros, o que pode acarretar em perda de repasses ao município.

Segundo o vereador, os agentes estão sendo pressionados para que esses dados sejam atualizados. “Há uma pressão violenta sobre esses profissionais para que eles consigam cadastrar de forma rápida. Eles estão trabalhando à noite e no sábado, porque são ameaçados de que se a unidade não tiver quatro mil usuários, vai ser fechada”, afirmou o parlamentar, destacando que por lei uma unidade não pode ter a mesma quantidade de usuários de que outra, que nenhum agente pode ser obrigado a sair de sua micro área de atuação e que a função de digitador não está entre as atribuições dos profissionais.

Aguardamos com fé e certeza de que o prefeito, que vestiu nosso colete na eleição, vai honrar o compromisso, porque ele defende o servidor e é a favor do que e justo e certo. Tenho certeza de que essa gestão não é igual à gestão passada. Estou aqui do lado dos meus irmãos e irmãs, sou agente de saúde e de combate à endemias, estou vereador e irei lutar com toda força”, enfatizou.