Resgate Histórico: Pelé marcou milésimo gol em João Pessoa

por Rafaela Cristofoli — publicado 14/09/2021 14h48, última modificação 14/09/2021 14h48
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Debate foi levantado pelo vereador Odon Bezerra (Cidadania), que sugeriu a instalação de um marco que relembre o feito na Vila Olímpica Parahyba

Um erro de cálculo, revelado pelo jornal Folha de São Paulo em 1995, teria registrado na história do futebol mundial o milésimo gol de Pelé no dia 19 de novembro de 1969, no Maracanã, contra o Vasco. No entanto, de acordo com o periódico, a façanha teria ocorrido cinco dias antes, em João Pessoa, em uma partida entre o Santos e o Botafogo da Paraíba. O resgate histórico do feito foi abordado na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pelo vereador Odon Bezerra (Cidadania), na sessão ordinária desta terça-feira (14).

“Eu lembro bem daquele dia, ainda criança, mas que chamou atenção porque trouxe uma verdadeira multidão para o estádio José Américo de Almeida, antigo Dede, hoje Vila Olímpica. Naquele dia, vários fatos aconteceram. Primeiro, a vinda do maior clube do mundo à cidade de João Pessoa para jogar com o Botafogo. Segundo, estava ali o maior atleta do século, prestes a atingir a marca dos mil gols, o único jogador do mundo àquela época a atingir essa marca”, relembrou Odon Bezerra.

O parlamentar resgatou uma  matéria, produzida pelo jornalista Valmir Stort para Folha de São Paulo, que revelou o erro. “Todos nós sabemos que o futebol da Paraíba sofre, e naquele tempo sofria mais ainda. Imagine se fazer o milésimo gol no templo do futebol, o Maracanã, transmitido para o mundo inteiro. Deu um simbolismo muito grande àquele momento”, observou o vereador.

Odon Bezerra destacou a importância de se resgatar o fato histórico, registrando o milésimo gol na cidade de João Pessoa. “Se esse resgate histórico for reconhecido, como foi pelo próprio Pelé, poderemos fazer da Vila Olímpica também um centro de atenções para o turismo, já que foi em João Pessoa, e naquele estádio de futebol, que foi marcado o seu milésimo gol. Não queremos tirar nada do Rio de Janeiro, apenas, restabelecer a verdade”, afirmou.

“É preciso resgatar essa história e termos um marco no estádio olímpico – antigo Dede, atual Vila Olímpica –, mostrando que ali foi realizado um fato de grande simbolismo para o mundo, o primeiro jogador a fazer mil gols, o atleta do século. Para nós é motivo de muita honra, pelo registro da história, e para que aquele lugar sirva como um ponto turístico da cidade de João Pessoa. Que se erga um memorial para que as pessoas possam visitar e tirar fotos”, sugeriu Odon Bezerra.

O vereador conclui sua fala desejando que João Pessoa possa ser agraciada com o marco do milésimo gol de Pelé. “Vamos criar o dia do milésimo gol de Pelé e fazer essa marca forte para o turismo da nossa cidade”, projetou.