Revisão de Plano Diretor da Capital é abordada por vereador

por Damião Rodrigues — publicado 20/04/2021 12h52, última modificação 20/04/2021 12h52
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
Marcos Henriques também falou sobre a greve dos motoristas de ônibus e a falta de reserva de dinheiro do Governo Federal para o combate à Covid-19.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), desta terça-feira (20), o vereador Marcos Henriques (PT) abordou a revisão do Plano Diretor da capital paraibana. Ele ainda falou sobre a greve dos motoristas de ônibus e a falta de reserva de dinheiro do Governo Federal para o combate à pandemia do Covid-19. 

“Os portais de nossa cidade divulgaram que o prefeito Cícero Lucena apresentou uma Ordem de Serviço para contratação de uma empresa que fará a elaboração da revisão do Plano Diretor de João Pessoa. Preciso enfatizar que essa revisão precisa estar em consonância com o Programa João Pessoa Sustentável e deve ser debatido junto com sociedade civil organizada”, comentou o vereador, que fez questão de lembrar que a revisão já está três anos atrasada, pois deveria ter sido realizada em 2018. Ele ainda ratificou a necessidade de o tema ser debatido com Institutos, Universidades e Movimentos por Moradia, para democratizar o processo, fazendo com que as comunidades e toda sociedade sejam ouvidas. 

Marcos Henriques também demonstrou apoio aos motoristas de ônibus de João Pessoa pela deflagração do movimento de greve por melhores condições de trabalho. “A categoria elenca 10 pautas de reivindicações. Entre elas estão o retorno das comissões, dos 50% do ticket alimentação, retorno dos cobradores demitidos, fim da dupla jornada, implantação do ponto eletrônico, retorno das homologações no Sindicato, entrega de fardamentos, pagamento de horas extras e vacinação contra a Covid-19 para a categoria. Podem contar com meu mandato nessa luta de vocês”, destacou. 

O outro assunto abordado pelo vereador foi um relatório apresentado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que constata a falta de reserva de dinheiro para combater a pandemia, que seja além da aquisição de vacinas. “O TCU vai encaminhar esse relatório à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, num país recordista em mortalidade, em que o Governo Federal trata essa doença com desdém. Só há dinheiro para vacinação e falta para compra de aparelhos respiratórios e medicamentos. Essa CPI precisa ser efetiva sem brigas entre as esferas de Governo”, defendeu. 

Em aparte os vereadores Eliza Virgínia (Progressistas) e Carlão (Patriota) afirmaram que o dinheiro foi encaminhado para os estados e municípios, mas teria sido desviado para outros fins.