Saúde da visão é tema de pronunciamento na CMJP

por Paulo de Pádua — publicado 22/10/2018 22h00, última modificação 01/07/2019 16h14
Durante sessão nesta terça (23), vereadora Helena Holanda (PP) destacou a importância de exames de prevenção dos olhos

A vereadora Helena Holanda (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão desta terça-feira (23), para destacar a importância da prevenção de problemas de saúde na visão de crianças e idosos, independente de idade, cor e raça. Ela aproveitou também seu pronunciamento para registrar, com muito pesar e tristeza, os falecimentos do professor universitário, Narcilvio, e do presidente da Associação de Deficientes Físicos (ASDEF), Isidoro, respectivamente, que ocorreram na semana passada por motivos de saúde.

Helena informou, com base em estatísticas, que crianças entre 3 a 10 anos de idade apresentam miopia bastante avançada porque os pais não observam as características da patologia, como coceira nos olhos, vermelhidão nas pálpebras e inchaço constante nos olhos. Para a parlamentar, há uma necessidade constante da pessoa fazer a higienização ocular com soro fisiológico, água corrente, sabão, além da visita, pelo menos duas vezes por ano, ao oftalmologista (médico especializado em avaliar e tratar doenças relacionadas a visão).

Helena Holanda alertou, na tribuna, que as pessoas devem ter muito cuidado quando forem usar qualquer tipo de colírio. Segundo ela, o oculista, como é conhecido popularmente o oftalmologista, deve ser consultado antes de usar o medicamento para tentar combater qualquer tipo de problema na visão ocular. “Numa necessidade, é melhor usar o soro fisiológico para lavar os olhos”, ressaltou.

A vereadora acredita que, por falta de cuidado e observação dos país, tem aumentando o número de crianças cegas no Estado e no País. Com relação aos adultos, Helena alertou também para as pessoas não usarem óculos de terceiros, uma vez que o acessório é uma peça individual.

“A pessoa, que ceder o óculos, pode está com uma patologia bacteriana ocular e passar a doença para outra pessoa”, observou, acrescentando que ao folhear jornal e dinheiro e, depois, passar a mãos nos olhos, sem antes lavá-las, a pessoa pode contrair também bactérias que causam a cegueira.

Vereador faz aparte e destaca proposta para prevenir problemas na visão

O vereador Tibério Limeira (PSB) registrou, em seu aparte, uma propositura, de sua autoria, que dispõe o atendimento em atenção a saúde visual primária em instituições públicas, como escolas, creches, entre outras.