Sedec expõe ações para Educação de JP em 2017
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), a segunda audiência pública em torno da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente às metas e ações a serem realizadas pelo Município em 2017. Entre as pastas que apresentaram seus projetos, estava a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), que pretende desenvolver ações didáticas, pedagógicas, esportivas e culturais, além de reformar e construir novas unidades educacionais, assim como promover outras atividades.
“A Sedec vem garantindo a João Pessoa uma política de valorização da educação, com um novo padrão de qualidade para os serviços. Nossas metas para 2017 são nesse sentido também, de garantir os benefícios que existem hoje e continuar avançando”, afirmou a secretária de Educação de João Pessoa, Edilma Ferreira.
Entre as ações que já são realizadas e devem ser mantidas, estão: projetos voltados para a música; políticas de prevenção da violência nas escolas e aquisição de câmeras de monitoramento; educação para o trânsito; aquisição de livros e investimento em bibliotecas municipais; apoio ao esporte com a construção e reforma de ginásios escolares; ampliação da climatização; políticas de inclusão com aumento do acesso a cuidadores de crianças especiais; atividades extracurriculares; e valorização do magistério e dos profissionais da educação de João Pessoa.
Edilma Ferreira também destacou o foco da atual Gestão Municipal na alimentação saudável dos alunos da rede pública de ensino. “Queremos manter esse padrão de qualidade para que nossos alunos continuem tendo acesso a uma alimentação adequada e, no caso dos alunos das creches, tenham acesso a cinco refeições diárias, balanceadas, para ajudá-los a se desenvolverem bem. Além disso, ao se alimentar de uma forma saudável, a criança também leva esse tema para sua casa, para sua família”, discorreu.
Sobre a pretensão de realizar reforma, ampliação e modernização de diversas unidades educacionais, a secretária de Educação comentou: “Manter 200 unidades de educação no município é um desafio, mas sabemos da importância de fazer isso, de melhorar cada vez mais a qualidade do dia a dia dentro das escolas. Queremos, em 2017, continuar dando acesso a material didático de qualidade, equipamentos e outros recursos com essa finalidade”.
Entre os planos da Sedec para o próximo ano, também está a construção de um Centro de Educação Unificado em Mangabeira VIII, para oferecer atividades extracurriculares e apoiar a educação regular. “Mapeamos o bairro de Mangabeira, e esse Centro seria para dar apoio aos alunos das oito escolas do bairro, no turno em que eles não estariam estudando. Isso é para dar acesso a outros conhecimentos e ampliar a política de ensino integral em João Pessoa, pois, quanto mais a criança tiver acesso à educação, mais isso vai melhorar sua vida”, justificou a secretária.