Sefin prevê melhorias no controle de documentos e serviços de informática
Entre as principais metas da Secretaria de Finanças (Sefin) para 2017, melhorias no controle documental e dos serviços de informática da pasta foram os itens mais comentados pelo secretário adjunto do órgão, Ellan Ferreira. Ele apresentou os planos da entidade para o ano que vem, na quinta audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2017, realizada nesta segunda-feira (23), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
A Sefin é uma secretaria meio, que tem na gestão financeira, contábil e no acompanhamento da gestão orçamentária, os três pilares nos quais se baseiam suas ações. As atividades da Sefin também são alinhadas ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e de normas estabelecidas pelo Tesouro Nacional.
“Em relação às nossas metas para subsidiar o orçamento do ano que vem, destacam-se o custeio de processos e aquisição de equipamentos que promoverão a melhoria do controle documental, do arquivamento e da digitalização das informações. Com isso, estaremos mais atualizados e vamos garantir uma melhor otimização dos processos e sistemas”, enfatizou Ellan Ferreira.
Segundo o secretário adjunto da Sefin – que também focou sua fala na modernização de setores básicos da entidade e na melhoria da qualidade técnica dos servidores – ainda há outras prioridades elencadas, como a execução orçamentária; o suprimento de eventuais sinistros que ocorram, como auxílio funeral; a capacitação e treinamento de servidores; a análise para operações financeiras, como as de crédito; e o custeio da própria Secretaria, entre outras.
“Compatibilizar receitas e despesas requer um controle efetivo e permanente, com austeridade e responsabilidade, enfatizando o compromisso com João Pessoa. Será sempre prioridade de nossa pasta a busca do equilíbrio financeiro e o zelo pelo setor público”, afirmou Ellan Ferreira.
Na ocasião, o vereador Pedro Coutinho (PHS) frisou a importância que há em investir na modernização dos setores com relação ao controle documental digitalizado. “Isso trará muitos benefícios, como celeridade no trâmite de processos na esfera pública”, destacou o parlamentar.