Segunda turma do 'Aprendiz de Vereador' inicia atividades com a adesão de mais um gabinete de vereador

por Clarisse Oliveira — publicado 23/05/2019 21h00, última modificação 25/06/2019 17h20
Os estudantes iniciaram o estágio-visita com palestra ministrada pelo presidente da Escola do Legislativo da CMJP, Paulo Eduardo de Sá Barreto

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) iniciou, na manhã desta sexta-feira (24), as atividades da segunda turma do estágio-visita não remunerado 'Aprendiz de Vereador', do primeiro semestre de 2019. O gabinete do vereador Carlão (DC) aderiu ao programa, somando-se aos oito já participantes. Ao todo, os gabinetes ofereceram 14 vagas para aprendizes. Os estudantes irão vivenciar as rotinas do Legislativo Pessoense e, ao final da experiência, poderão propor melhorias para a cidade, que podem se tornar leis em vigor na Capital.

Neste primeiro encontro, os estudantes se apresentaram e assistiram à palestra de formação, ministrada pelo presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, sobre conhecimentos gerais a respeito do Legislativo Municipal e do Regimento Interno da Casa.

“Nesta segunda turma, temos a novidade de trabalharmos com mais um gabinete, o do vereador Carlão, que se incorporou ao projeto. Totalizamos 11 gabinetes participantes nesse semestre, somando os que participaram na turma anterior. Foi o maior número de adesão de gabinetes que tivemos em todos os semestres”, avaliou o presidente da Escola.

Para Paulo Eduardo, cada turma traz consigo novas experiências e agrega valor ao projeto e ao trabalho da CMJP. “Todos os estudantes deixam muitas ideias, seja do ponto de vista acadêmico, seja do ponto de vista cidadão, com as demandas de suas ruas e bairros”, afirmou.

Através do estágio-visita, o estudante de direito Daniel Cirne deseja fazer conexões profissionais e ver a realidade do que aprende na teoria. “Espero conhecer os vereadores, ter um contato mais aprofundado com advogados, assessores parlamentares e conhecer mais sobre o Município. Aqui, nós vamos ver na prática o que vemos na universidade sobre a Lei Orçamentária Anual e sobre a fiscalização da Prefeitura, que é um dos papéis da Câmara. É bem enriquecedor”, concluiu.

Jennyfer Gomes Nogueira da Silva, também estudante de direito, revelou que tem uma simpatia especial pelo Legislativo. “Soube do Aprendiz de Vereador pela faculdade. Eu me interessei porque sempre quis saber como funciona a Câmara Municipal, pois acho muito interessante o Poder Legislativo em si. É uma oportunidade excelente”, afirmou

O estágio-visita desta turma ocorre até dia 14 de junho deste ano, com carga horária de 60 horas, dispostas da seguinte forma: 12 horas-aula de palestras e visitas guiadas pela Escola do Legislativo; e 48 horas sob supervisão, em gabinete parlamentar (quatro horas diárias).

Nesta edição, também estão participando do Aprendiz de Vereador os gabinetes de: Damásio Franca (PP), Eliza Virgínia (PP), Humberto Pontes (Avante), João Almeida (Solidariedade), Leo Bezerra (PSB), Lucas de Brito (PV), Marcos Henriques (PT) e Thiago Lucena (PMN).