Seinfra: Capital ganhará mais 120 ruas calçadas e 51 km de ciclovias em 2017

por Haryson Alves — publicado 29/05/2016 21h00, última modificação 17/07/2019 09h10
Metas expressas na LDO 2017 também incluem 10 banheiros públicos na orla marítima de JP

A perspectiva é de que pelo menos 120 ruas de João Pessoa recebam calçamento até o fim de 2017. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também pretende instalar dez banheiros públicos ao longo de sete praias da Capital e aumentar em 51 km as ciclovias da cidade. Estas são algumas das metas do órgão expostas na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta segunda-feira (30). O titular da pasta, Expedito Leite, participou da sexta e última audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017.

“Nós temos 120 ruas com a perspectiva de pavimentação até o exercício de 2017. Algumas inclusive já foram licitadas. Estão nos nossos planos pra 2017 atender questões relacionadas às ciclovias, drenagem, aquisição de máquinas, iluminação pública, à zeladoria da cidade, com a manutenção e conservação de calçadas e áreas públicas, entre outras questões direcionadas ao bem-estar da população”, comentou Expedito Leite sobre as metas do órgão.

No documento exposto na CMJP com as prioridades da Seinfra para o ano que vem, também consta a instalação de dez banheiros públicos ao longo da orla marítima da Capital. Serão contempladas as praias do Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Penha e Praia do Sol. O projeto ainda prevê que os dez pontos deverão ser resguardados por profissionais da Guarda Municipal.

 

Além disso, com a intenção de proporcionar mais segurança aos ciclistas e pedestres, João Pessoa deve ganhar mais 51 km de ciclovias. A ideia inicial é conectar o Centro aos bairros próximos da orla com 30 km de ciclofaixa e garantir mais 15 km entre outros bairros da cidade. Mais 6 km de ciclovia serão distribuídos entre as Avenidas Raniere Mazilli, no Cristo Redentor; Dois de Fevereiro, no Rangel; e José Américo de Almeida, na Torre.

“Entendemos que nem sempre conseguimos atender a todos os pedidos realizados, mas acompanhamos diuturnamente as solicitações feitas à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e à Seinfra, levando em conta cumprir nossas metas e atender a esses pedidos, dentro dos nossos planos. Também pretendemos melhorar ainda mais o atendimento à população com relação aos problemas causados pelas chuvas”, garantiu Expedito Leite.

O prazo para sugestão de emendas ao projeto da LDO 2017 é até 6 de junho, no gabinete do relator da matéria, o vereador Benilton Lucena (PSD). Até lá, cada parlamentar da CMJP pode sugerir cinco emendas, e as quatro Comissões Permanentes da Casa poderão entregar, cada uma, cinco emendas também.