Semana das Artes Marciais é tema de pronunciamento

por Rebeca Neto — publicado 21/09/2021 14h33, última modificação 21/09/2021 14h33
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
O vereador Carlão Pelo Bem (Patriota) afirmou que honradez, cumplicidade e solidariedade são alguns dos valores transmitidos pelas Artes Marciais

Na Semana das Artes Marciais (21 a 27 de setembro), o vereador Carlão Pelo Bem (Patriota) aproveitou seu espaço na tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (21) para falar sobre os valores transmitidos por quem as pratica. “Fico feliz quando temos defensores de futebol, que é um patrimônio da cidade e do país, mas é preciso que a gente coloque também na veia do povo paraibano, do brasileiro, a história das artes marciais”, disse ele, que foi autor da lei que instituiu a semana dedicada às artes marciais com um projeto aprovado em 2018.

De acordo com o parlamentar, “a arte marcial tem, enquanto filosofia, algo que contribui para a mente, o físico e o espírito”. A honradez, cumplicidade e solidariedade são valores ensinados nessa atividade. “Além da educação familiar e da igreja de Cristo, a escola é uma fonte auxiliar de ensino. Não substitui a familiar. Que outra coisa pode somar para termos um adulto sadio? O esporte, as artes marciais”, disse.

Carlão compartilhou, ainda, um pouco de sua trajetória nesse esporte: “Essa semana consegue mostrar que vale a pena permanecer focado com um norte, um rumo na vida. Foi com as artes marciais que consegui recursos, quando, muitas vezes, as portas dos empregos estavam fechadas”.

“A escola Cascão Jiu Jitsu é uma das que mais ajuda e transforma vidas por meio do jiu jitsu. Mas o mestre Colorau consegue fazer isso também com a Capoeira. O mestre Cândido, com o kung fu. Eu vejo o professor Mesquita, um dos grandes nomes do boxe, juntamente com o professor Goiaba, com um projeto social que nem teto tinha, mas tinha o material humano ali: jovens da periferia que estavam dispostos a mudar sua vida através do esporte, das artes marciais”, explicou e, em seguida, continuou: “Passei muito tempo para conquistar esta faixa preta. Foram décadas de esforço e estudo, disposição para vencer os desafios da falta de patrocínio”.

“Na Semana das Artes Marciais, me emociono porque antes de advogado, eu era um faixa-preta de jiu jitsu. Antes de consagrado em uma comunidade católica, eu era um faixa-preta de jiu jitsu. Foi com essa faixa, que muitas vezes foi recriminada lá atras, que consegui o sustento para os meus estudos, que consegui que abrissem portas, por exemplo, para ser advogado e para estar aqui sentado. Eu devo isso a esses homens que fazem as artes marciais”, afirmou o vereador.

Carlão declarou ainda que: “É com essa alegria que quero iniciar a Semana das Artes Marcais já falando da unidade que vem acontecendo com todas elas. A reunião que tivemos com o prefeito, o grande encontro do dia 25 que será festejado na Praça da Família, porque artes marciais são também família”.

Encerrando seu pronunciamento, deu a seguinte mensagem: “Apenas unidos vamos conseguir recursos para que nossa modalidade seja reconhecida, tanto quanto o futebol”, dizendo-se também feliz por ver o Botafogo Futebol Clube levando o nome de João Pessoa. Ele concluiu pedindo que essa Semana “saia do texto frio da Lei e crie vida lá fora”.