Semob apresenta projeto de novo corredor na Avenida Pedro II
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma audiência pública, na manhã desta terça-feira (11), para discutir com o gestor da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Adalberto Araújo, a implantação, na Capital, de um corredor troncal para transporte público de massa, na Avenida Pedro II. O corredor interligará o bairro de Mangabeira ao Centro, linha na qual passarão coletivos, veículos inteligentes e de transporte rápido. O investimento será da ordem de R$ 52 milhões, a partir de empréstimo, junto à Caixa.
“Venho apelar aos vereadores para que possam dar o encaminhamento a esta demanda. Precisamos da liberação da CMJP para realizar contrato com a Caixa. Lembro que o projeto é o mesmo que foi apresentando originalmente no PAC Mobilidade Grandes Cidades. O que houve foi a mudança da nomenclatura do programa. Proposta para atender ao transporte público em massa, como BRT, VLT e linhas troncais”, esclareceu Adalberto Araújo. Ele explicou que o projeto já foi aprovado no Ministério das Cidades (MC), na Caixa Econômica Federal e só falta a aprovação dos vereadores.
Diante de questionamentos dos vereadores, o gestor da Semob comentou que a intervenção não será apenas para os ônibus, ela envolverá as calçadas e as vias de passagem, como todo o passeio público. “A linha troncal envolve a construção de quatro viários como este da Pedro II, proposta que está na CMJP para ser analisada. O corredor ligará Mangabeira, nas proximidades do Caique, até o Centro, passando pelos Bancários, a UFPB, com acesso à Pedro II, e desaguando no Centro, nas proximidades do terminal de integração de João Pessoa”, adiantou Adalberto Araújo. Segundo ele, pelo menos 25% das pessoas que moram na Capital serão beneficiadas.
O detalhamento do projeto contempla, inclusive, terminais, a exemplo, no de Mangabeira, haverá bicicletário e vestiários. “Estamos incluindo as pessoas como protagonistas desse processo, inclusive calçadas, realizando padronizações, como houve na Avenida Duarte da Silveira à Beira Rio. Não adianta ter um ônibus acessível se a calçada não o é”, ressaltou o gestor da Semob.
Além disso, a alimentação da linha é feita no próprio bairro onde atua. “Usando como exemplo Mangabeira, temos 15 linhas de coletivo saindo pro Centro. Se temos uma linha dentro do bairro, ela pode ajudar a interligar vias do mesmo local, estimulando o crescimento econômico local, pois as pessoas não precisam se deslocar pra longe para realizar suas atividades”, afirmou Adalberto Araújo. Teremos ônibus saindo a cada 6 min. Integrando o bairro, lá em mangabeira. Ônibus com ar-condicionado, com GPS e nas paradas, teremos a informação de previsão de chegada.
Realizaram questionamentos sobre a viabilidade do projeto, os vereadores: Fernando Milanez Neto (PTB); Tibério Limeira (PSB); Marcos Henriques (PT); Raíssa Lacerda (PSD), Eliza Virgńia (PP); Lucas de Brito (PV); e Bruno Farias (PPS).