Semob vai dar ênfase em campanhas educativas
O superintendente Carlos Batinga destacou que, entre as metas e ações previstas para a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) para o próximo ano, uma das maiores ênfases será dada em campanhas educativas para o setor na Capital, a fim de engajar equipe profissional e sociedade nas políticas planejadas. O gestor participou, na manhã desta segunda-feira (30), de mais uma audiência pública em torno da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício financeiro de 2017, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
"A Semob tem procurado, nos últimos anos, montar uma política para o setor, e as propostas para a LDO 2017 englobam diversas ações que já estamos desenvolvendo. Dentro disso, temos como eixos principais elaborar planos de projetos e operá-los", explicou.
Segundo Carlos Batinga, muitas vezes, não se dá a atenção necessária para campanhas informativas e educativas, e o órgão pretende trazer isso também para o centro de suas ações. “Você só vai conseguir fazer alguma mudança se a sociedade se incorporar e ajudar, o comportamento das pessoas tem que ser condizente com o que pretendemos. Por isso, estamos dando uma ênfase muito grande a essas campanhas, tanto voltadas para a sociedade quanto internamente, para nossa equipe. É impossível implantar qualquer política quando não se investe em educação”, comentou.
O superintendente também destacou que, entre os projetos e as atividades nesse sentido, está a capacitação para a equipe da Semob, em todos os níveis, totalizando 380 servidores.
[citacao] A gestão e a estruturação interna vão promover todas as outras ações externas. Já começamos isso neste ano, e em 2017 também teremos, pois se trata de um investimento contínuo [/citacao]
O gestor de Mobilidade Urbana da Capital paraibana ainda elencou outros pontos, como: elaboração e execução de projetos para melhoria de acesso viário (transporte, trânsito, deslocamento de pedestres, ciclovias, etc.), desde os mais simples, como correções geométricas, até outros mais complexos e detalhados, como a implantação do primeiro corredor de Bus Rapid Transit (BRT); investimentos em tecnologia e modernização dos sistemas, com ampliação de uso de câmeras, monitoramento de corredores, rastreamento e controle das frotas de ônibus; sinalização; e ações específicas referentes a ciclovias, como montagem, manutenção e monitoramento, devido ao aumento no uso desse tipo de transporte em João Pessoa.