Sessão especial comemora 100 anos da Assembleia de Deus Missão na Paraíba

por Damião Rodrigues — publicado 03/09/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 15h43
A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) propôs a homenagem junto com o deputado estadual Raniery Paulino

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) celebrou, em conjunto com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na tarde desta terça-feira (4), uma sessão especial para comemorar os 100 anos de existência da Assembleia de Deus Missão na Paraíba. A solenidade, que aconteceu no Plenário José Mariz na ALPB foi da vereadora Eliza Virgínia (PP) e do deputado estadual Raniery Paulino.

A vereadora destacou que a Assembleia de Deus Missão é a maior congregação evangélica e a segunda maior igreja do país, perdendo apenas para a Igreja Católica. Ela lembrou que a Igreja surgiu do movimento pentecostal que nasceu em Belém do Pará e disseminou por todo país. “Chegou aqui na Paraíba e hoje celebramos 100 anos de uma instituição tão importante para sociedade que salva tantas pessoas que vivem à margem da sociedade. As igrejas evangélicas como um todo são importante porque se dedicam a assistência social e ao alívio espiritual do ser humano”, enfatizou.

O deputado estadual Raniery Paulino (MDB) disse que a homenagem nasceu de um diálogo com a vereadora para homenagear o centenário da instituição. Fizemos essa parceria para celebrar essa data de uma instituição que salva vidas pelo poder da palavra. Temos que reverenciar quem busca através da religião mudar vidas e melhorar a sociedade. Em uma situação de tanta violência quem faz a corrente do bem tem que ser estimulado e o Poder Público através da ALPB e e da CMJP prestamos esta honrosa homenagem”, discursou

Já o coordenador das comemorações do Centenário, pastor Eduardo Leandro Alves, falou que a data é única pois comemorar cem anos de uma instituição, principalmente de uma Igreja Cristã é um privilégio. “Celebrar essa data de uma igreja genuinamente brasileira é muito importante. Apesar de ser fundada por missionários suecos que vieram dos Estados Unidos se tornou uma igreja que gerou suas lideranças nacionais em todo território. Com 25 anos de implantada ela já estava em 100% do território brasileiro. É uma alegria muito grande fazer essa comemoração.

Ele fez questão de destacar que a congregação foi fundada no Brasil em 1911 e na Paraíba em 1918, na cidade de Alagoa Grande sempre com o papel de espiritual de disseminar a palavra de Deus. “Além de ações sociais em toda sociedade e sendo uma igreja inclusiva que agrega pessoas de todas as classes sociais dando lhes dignidade”.

Solenidade foi prestigiada por pastores de diversas denominações evangélicas e personalidades pessoenses tais como o primeiro vice-presidente da CMJP, vereador Lucas de Brito (PV), os deputados estaduais Jutay Meneses (PRB), Galego Souza (PP) e Janduhy Carneiro (Patriota); o defensor público Manfredo Rosenstock; e o ex-deputado estadual e pai da vereadora Eliza Virgínia, Nivaldo Manoel.

Sobre a Assembleia de Deus

A Assembleia de Deus chegou ao Brasil em 1910, por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém (PA), vindos dos Estados Unidos. Na Paraíba, ela surgiu em 1918, no Sítio Vertente, em Alagoa Grande.

A congregação na Paraíba, a partir da sede em João Pessoa, possui missionários em sete países (Paraguai, Bolívia, Peru, México, Colômbia, Senegal e Papua Nova Guiné). No Brasil, segundo dados do censo religioso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, os membros da Assembleia de Deus ultrapassam 12,3 milhões de pessoas, em um universo de 42,3 milhões de evangélicos, sendo a denominação que mais atraiu seguidores nos últimos dez anos.