Sessão especial na Câmara celebra o 'Dia do Maçom'
Uma sessão especial em homenagem ao Dia do Maçom no Brasil, celebrado em 20 de agosto, foi realizada na tarde desta quinta-feira (24), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A propositura foi do vereador Humberto Pontes (Avante).
Durante a solenidade, foram outorgados três 'Diplomas de Apreciação' do mandato do vereador as entidades maçônicas da Capital, pelos extraordinários serviços prestados às comunidades. Já o vereador foi agraciado com uma medalha comemorativa dos 195 anos do Grande Oriente no Brasil.
Compuseram a mesa o propositor da sessão, a vereadora Helena Holanda (PP), que secretariou os trabalhos; o deputado estadual e maçom Janduhy Carneiro (PTN); o grão mestre Onildo Almeida; grão-mestre adjunto do Grande Oriente do Brasil na Paraíba, Nílton Figueiredo; e o conselheiro da Ordem Demolay, Bruno de Macedo Grangeiro.
Conforme explicou o autor da homenagem, a Maçonaria, é uma sociedade filosófica, filantrópica, iniciática e progressista. “De caráter universal, cujos membros cultivam o classismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual”, comentou. O parlamentar ainda destacou que a maçonaria participou de grandes eventos para sociedade mundial como, por exemplo, a Revolução Francesa e as independências dos Estados Unidos e do Brasil.
Vereador Humberto Pontes (Avante) recebe medalha comemorativa dos 195 anos do Grande Oriente no Brasil.
O deputado estadual Janduhy Carneiro destacou que os maçons são homens de bons costumes e que lutam pela melhoria da humanidade, sempre com base nos pilares da irmandade. “A Maçonaria é uma escola de vida que exercita o amor e o respeito a todos, sem nunca se excluir na transformação da sociedade”, disse.
Bruno Macedo Grangeiro falou da satisfação de participar de uma fraternidade de grande honra, que aprimora a sociedade com base em três pilares: liberdade, igualdade e fraternidade. Já os grãos mestres Nilton Figueiredo e Onildo Almeida enfatizaram a importância da fraternidade para sociedade brasileira na luta pela união entre os irmãos e pelos valores da sociedade.
Muitos membros da maçonaria e autoridades municipais e estaduais compareceram ao plenário da CMJP para participar da homenagem.
Assista a sessão na íntegra aqui