Sessão especial na Câmara celebra o 'Dia do Maçom'

por Damião Rodrigues — publicado 23/08/2017 21h00, última modificação 03/07/2019 12h32
Durante a solenidade, foram outorgados três 'Diplomas de Apreciação' do mandato do vereador Humberto Pontes (Avante) as entidades maçônicas da Capital

Uma sessão especial em homenagem ao Dia do Maçom no Brasil, celebrado em 20 de agosto, foi realizada na tarde desta quinta-feira (24), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A propositura foi do vereador Humberto Pontes (Avante).

Durante a solenidade, foram outorgados três 'Diplomas de Apreciação' do mandato do vereador as entidades maçônicas da Capital, pelos extraordinários serviços prestados às comunidades. Já o vereador foi agraciado com uma medalha comemorativa dos 195 anos do Grande Oriente no Brasil.

Compuseram a mesa o propositor da sessão, a vereadora Helena Holanda (PP), que secretariou os trabalhos; o deputado estadual e maçom Janduhy Carneiro (PTN); o grão mestre Onildo Almeida; grão-mestre adjunto do Grande Oriente do Brasil na Paraíba, Nílton Figueiredo; e o conselheiro da Ordem Demolay, Bruno de Macedo Grangeiro.

Conforme explicou o autor da homenagem, a Maçonaria, é uma sociedade filosófica, filantrópica, iniciática e progressista. “De caráter universal, cujos membros cultivam o classismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual”, comentou. O parlamentar ainda destacou que a maçonaria participou de grandes eventos para sociedade mundial como, por exemplo, a Revolução Francesa e as independências dos Estados Unidos e do Brasil.

 

Vereador Humberto Pontes (Avante) recebe medalha comemorativa dos 195 anos do Grande Oriente no Brasil.

O deputado estadual Janduhy Carneiro destacou que os maçons são homens de bons costumes e que lutam pela melhoria da humanidade, sempre com base nos pilares da irmandade. “A Maçonaria é uma escola de vida que exercita o amor e o respeito a todos, sem nunca se excluir na transformação da sociedade”, disse.

Bruno Macedo Grangeiro falou da satisfação de participar de uma fraternidade de grande honra, que aprimora a sociedade com base em três pilares: liberdade, igualdade e fraternidade. Já os grãos mestres Nilton Figueiredo e Onildo Almeida enfatizaram a importância da fraternidade para sociedade brasileira na luta pela união entre os irmãos e pelos valores da sociedade.

Muitos membros da maçonaria e autoridades municipais e estaduais compareceram ao plenário da CMJP para participar da homenagem.

Assista a sessão na íntegra aqui