Setembro Amarelo e Botafogo da Paraíba são temas de pronunciamento

por Rebeca Neto — publicado 14/09/2021 15h13, última modificação 14/09/2021 15h13
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Para Marcos Henriques (PT) o desemprego e a qualidade de vida precisam ser pensados no que diz respeito ao combate ao suicídio e à depressão

O vereador Marcos Henriques (PT) abordou na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa na sessão ordinária desta terça-feira, 14, dois temas que considera de extrema importância: o Setembro Amarelo e o Botafogo Futebol Clube.

Sobre o mês de prevenção e combate aos males que levam ao suicídio, o parlamentar começou: “Temos cerca 18 milhões de desempregados, 18 milhões de pais de família que não estão tendo dinheiro para comprar um botijão de gás. A depressão é o mal do século, leva pessoas ao suicídio”. Para ele, a angústia de quem não consegue levar alimento para o lar é grande e o poder aquisitivo, em contrapartida, pequeno. “As famílias estão perdendo a felicidade de viver. O emprego está muito difícil e, quando se encontra emprego, não tem proteção social”, disse Marcos, associando essa angústia à depressão e ao suicídio.

O parlamentar explicou que “o combate ao suicídio vem essencialmente com a qualidade de vida, tendo direito ao esporte, por exemplo, ao lazer, ao turismo” e afirmou que este é o mês em que devemos pensar em como combater o problema: “Que setembro seja um mês para que a gente discuta não apenas a causa, mas o efeito”.

Em seguida, Marcos Henriques se referiu à violência dirigida ao Botafogo Futebol Clube, em Manaus, no último domingo (12) pela Série C do Brasileirão: “Se tiver time para ganhar do Botafogo, que bote o time, mas essa violência não se justifica”. Lamentando o ocorrido, argumentou: “Num ano muito importante, em que o Botafogo completa 90 anos, vamos promover uma Audiência Pública para comemorar o aniversário desse time que admiro. A alegria é imensa quando a gente vê o time cada vez melhor”.

Marcos falou que a felicidade é também pela oportunidade que a classificação do Botafogo Futebol Clube poderá trazer, movimentando turismo e comércio, por exemplo: “a gente não pode esquecer que esse lado que também vai se beneficiar”. Ele convidou todos os desportistas para estarem no próximo dia 29 comemorando a classificação do time.

O vereador Odon Bezerra (Cidadania) expressou sua preocupação com a situação exposta por Marcos Henriques acerca do Setembro Amarelo, afirmando que tem amigos passando por situações difíceis também. Sobre o time paraibano, ele comentou um compromisso firmado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa: “Quantas milhares de pessoas viram a camisa e a mensagem da prefeitura? No entorno do Almeidão, quantas pessoas não viram? É preciso estarmos unidos para que João Pessoa mostre sua força”.

O vereador Zezinho Botafogo (Cidadania) se demonstrou solícito às demandas relativas ao esporte: “Tudo que vier para engrandecer o esporte, especialmente o Botafogo, terá nosso apoio total. Tive o privilégio de ver este plenário lotado de pessoas que fizeram história no Botafogo. Tivemos a própria federação, imprensa, tivemos uma festa aqui e tenho certeza de que essa sessão será nesse nível, porque o Botafogo embeleza essa cidade. Não é à toa que se chama Belo”.

Marcos Henriques finalizou afirmando: “A pandemia afastou muita gente dos estádios, mas não afasta a nossa paixão".