Setembro Amarelo: parlamentar pede mais políticas públicas de saúde mental

por Clarisse Oliveira publicado 14/09/2021 14h39, última modificação 14/09/2021 14h39
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
O vereador Carlão (Patriota) ressaltou a importância de cuidar de doenças da mente para evitar o suicídio

No mês da campanha de prevenção e combate ao suicídio, Setembro Amarelo, o vereador Carlão (Patriota) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão desta terça-feira (14) para pedir a implantação de mais políticas públicas de saúde mental como uma das formas de prevenção ao suicídio.

O parlamentar afirmou que mais de 12 mil pessoas são vítimas de suicídio por ano e que estudos apontam que a maioria desses casos acontecem por problemas relacionados à saúde mental. “Transtornos mentais, abuso de substâncias tóxicas, bipolaridade, tudo isso causa problemas na saúde mental do indivíduo que podem resultar em suicídio”, especificou.

De 50 a 60% dessas vítimas não conseguem acesso a profissionais que trabalham com a mente, psicólogos, psiquiatras. Poderíamos salvar essas pessoas com mais políticas públicas voltadas para o aumento do acesso a esses profissionais”, enfatizou o parlamentar destacando a importância que o assunto precisa ter.

Carlão ainda apresentou o dado de que ¼ das vítimas de suicídio têm entre 18 e 29 anos de idade. “Com a sua força física e mental, essas pessoas não conseguem vencer a depressão e as dores dessas doenças. Por isso que nesse Setembro Amarelo é preciso que a gente esteja atento nesta Casa e fazer um chamamento e súplica ao Estado pelo acesso a profissionais que trabalham com a mente e com a saúde mental”, enfatizou.

Volta às aulas

O parlamentar ainda parabenizou a Prefeitura da Capital pelo retorno gradual das aulas presenciais e cobrou que o Governo do Estado faça o mesmo. “Ou colocamos nossa juventude dentro da sala de aula ou nosso estado não vai evoluir nem crescer. Fiquei feliz com o esforço que a prefeitura está fazendo para voltar com as aulas presenciais, é preciso voltar. Gostaria de pedir pelo amor de Deus ao Governo do Estado que volte com as aulas do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos, o Eja. A gente precisa se preocupar com a educação do nosso estado, educação liberta”, defende Carlão.

Homenagem a Superintendente da Sudene

Carlão ressaltou também que apresentou Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para homenagear com a Medalha Cidade de João Pessoa o gestor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Evaldo Cavalcanti da Cruz Neto. “O fiz pela maneira brilhante pela qual ele está conduzindo a Sudene, trazendo investimentos para o Nordeste e para a cidade. Atendendo requerimentos de vereadores da Capital, tratando a todos com respeito", justificou o vereador afirmando que tem uma audiência com o gestor nesta tarde e que tem certeza que trará bons resultados.