Sindicalista pernambucano é homenageado pela Câmara de João pessoa com título de cidadania

por Paulo de Pádua — publicado 17/10/2018 21h00, última modificação 01/07/2019 17h10
Para Marcos Henriques (PT), autor da propositura, José Calixto Ramos tem uma trajetória de vida dedicada a luta pela classe trabalhadora

“Fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, tive uma satisfação enorme ao saber que me tornaria o mais novo cidadão pessoense”. A declaração foi do presidente da Nova Central Sindical Nacional, José Calixto Ramos, homenageado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na tarde desta quinta-feira (18) com o Título de Cidadão Pessoense. Natural da cidade de Ipojuca, no Estado de Pernambuco, José Calixto, que também é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias do Estado da Paraíba (NCST/PB), admitiu que estava mais honrado ainda por saber que uma homenagem como essa só é concedida a pessoas escolhidas por um grupo de companheiros, aprovada pela Casa Legislativa e que detém o reconhecimento da sociedade. “É uma homenagem que vai ficar na minha memória pelo resto da vida. Dedico esse título aos meus companheiros de luta de João Pessoa e para o sindicalismo brasileiro”, comentou José Calixto, que no último domingo (14) completou 90 anos de idade e, atualmente, reside em Brasília (DF).

O autor da propositura que concedeu a honraria, vereador Marcos Henriques PT), ressaltou que José Calixto tem uma vida dedica na defesa e luta, incessantes, em favor da classe trabalhadora de João Pessoa, da Paraíba e do Brasil. Segundo Marcos, o homenageado é um sindicalista atuante e presente nos eventos e debates para a mobilização da categoria na busca pelos seus direitos. “Estamos aproveitando a data do aniversário do sindicalista, comemorada no último domingo, para também prestar essa homenagem”, contou o parlamentar. Na tribuna da Casa, Marcos Henriques falou um pouco da trajetória profissional e de vida do homenageado, desde sua atuação como militante sindicalista nas empresas que trabalhou até as funções exercidas em entidades de classe. “Sempre teve uma carreira voltada para os interesses públicos e da classe trabalhadora”, acrescentou.

A sessão solene contou com a presença de familiares de José Calixto, como os ilhos Josefa Inês (professora aposentada) e Jorge Ramos (advogado), amigos, militantes de entidades sindicais, além de dirigentes de entidades ligadas aos trabalhadores. Clique aqui e confira uma galeria de fotos do evento. A solenidade pode ser conferida, na íntegra, no canal da CMJP no Youtube.