Superintendente da Cruz Vermelha na PB recebe Cidadania Pessoense
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu o Título de Cidadão Pessoense ao superintendente da Cruz Vermelha Brasileira na Paraíba, Milton Pacífico José de Araújo, em sessão solene, na manhã desta sexta-feira (17). A honraria foi proposta pelo presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), em reconhecimento à atuação do homenageado na gestão pública. Atualmente, Milton Pacífico administra, na gestão pactuada com o Governo da Paraíba, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
“Muitas pessoas como Milton Pacífico se destacam pela luta, atitudes e dedicação para ocupar seu espaço e desenvolver seus projetos de vida, de forma que possam mudar a realidade”, destacou Durval Ferreira.
Na ocasião, o parlamentar Renato Martins (PSB) destacou que a bagagem do homenageado combate a cultura do improviso na gestão da Saúde na Capital e no Estado. O vereador falou de vocação e da importância de conciliar a ciência e o amor no âmbito profissional.
“É angustiante quando você tem um problema e não tem conhecimento para resolvê-lo. Ao mesmo tempo, também o é quando você tem o conhecimento, mas não tem a sensibilidade”, frisou Renato Martins, com quem concordou Zezinho Botafogo (PSB), ao acentuar o cuidado humanizado que observou, em visita ao Trauma.
Novo cidadão fala de amor e respeito por JP
“Eu me doei a João Pessoa, uma cidade que amo e respeito, e que há muito tempo escolhi como meu lar. Hoje, ela me elege como seu cidadão. É de uma honra imensa receber esse Título, este é um momento especial na minha vida, em que sinto um misto de nervosismo e entusiasmo. Costumo dizer que nosso trabalho é fruto de nossa história e da maneira como conduzimos as nossas vidas”, discursou o homenageado, destacando a importância do tratamento igualitário a todos “com carinho e humanidade, pois isso é o que falta na sociedade”.
Sobre o homenageado
Milton Pacífico é natural de Porto Alegre (RS), tem formação em Administração e Direito , além de Especialização em Planejamento Estratégico Público e Privado, concluído na Fundação Altadir, no Chile. Ele concentra experiências em gestão de empresas públicas e privadas, de recursos humanos, financeira e jurídica, além da área de gestão da Saúde.
A relação do homenageado com a Paraíba se iniciou em 1991 e, em um primeiro momento, durou até 2001. Nesse período, ele trabalhou na Capital como técnico em planejamento, pela Universidade de Campinas (Unicamp), por convite do então senador Humberto Lucena. Após ocupar cargo na Secretaria de Indústria e Comércio, Milton Pacífico atuou na Secretaria de Planejamento (Seplan) e foi presidente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), retornando à Unicamp em 2001.
Após isso, Milton Pacífico assumiu a Superintendência da Fundação Zerbini - Instituto do Coração (Incor), em São Paulo (SP) – e trabalhou para implantar e gerir o Incor no Distrito Federal. Após 12 anos distante de João Pessoa, em 2013, o homenageado recebeu um convite da Cruz Vermelha Brasileira para assumir a superintendência do Hospital de Emergência e Trauma.