Suplente é empossada como vereadora na CMJP e apresenta prioridades para seu mandato
A suplente de vereadora Sandra Marrocos (PSB) tomou posse, na manhã desta terça-feira (5), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em decorrência da vaga aberta com a saída do vereador licenciado Raoni Mendes (DEM). O parlamentar assumiu, na tarde da segunda-feira (4), o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
A solenidade de posse da vereadora aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena e contou com a presença do presidente da CMJP, Durval Ferreira (PP), e dos vereadores Renato Martins (PSB) e João dos Santos (PR); além dos deputados estaduais Hervázio Bezerra (PSB), Buba Germano (PSB) e Raoni Mendes; como também de correligionários da vereadora.
Conforme prevê o Regimento Interno (RI) da Casa Napoleão Laureano, após ser declarada empossada pelo presidente Durval Ferreira, Sandra Marrocos repetiu o juramento no qual prometeu cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado da Paraíba, a Lei Orgânica do Município de João Pessoa e as demais normas vigentes, objetivando a consolidação dos ideais democráticos. Em seguida, ela assinou o termo de posse de titularidade no cargo de vereadora da Capital paraibana.
Em seu discurso, Sandra Marrocos falou da felicidade em retornar à Casa Legislativa como vereadora, agradeceu os votos concedidos nas eleições de 2012 e destacou o desafio de assumir o mandato e defender o Estado Democrático de Direito. A parlamentar participou da 15ª Legislatura na CMJP, nos anos de 2009 a 2012.
“Gostaria de externar minha felicidade por estar voltando a este espaço. É um momento desafiador, estamos vivendo um desmonte do Estado Democrático de Direito, o ataque a ele está acontecendo e atinge a quem mais precisa. Com o corte nos programas sociais, quem sofre são as pessoas em estado de pobreza. A defesa do Estado Democrático de Direito me trouxe aqui, e é a partir disso que surgem todas as outras bandeiras”, defendeu.
O presidente da Casa, Durval Ferreira, deu boas-vindas a Sandra Marrocos e ressaltou que a vereadora vai enriquecer os debates na Casa e contribuir com a defesa dos diversos segmentos sociais que representa. Já Renato Martins (PSB) afirmou que a chegada da vereadora vai colaborar, no cenário nacional, com a defesa dos direitos humanos, e no cenário local, com o rompimento do silêncio diante “da atual precarização das políticas públicas”, conforme declarou o socialista.
Os deputados Hervázio Bezerra e Buba Germano destacaram a competência da parlamentar. “Vossa Excelência está à altura da história e da dignidade desta Casa. A CMJP cresce muito com a sua chegada, com sua prática da democracia e do bom debate. João Pessoa precisa de você”, afirmou Hervázio Bezerra.
Feminismo
A parlamentar defendeu o feminismo e ressaltou a importância de preservar os direitos das mulheres já garantidos. “Sou feminista. Vivenciamos hoje um ataque a direitos historicamente constituídos e não abriremos mão da defesa da cidadania das mulheres”, afirmou a vereadora.
Cidadania LGBT
Outra bandeira defendida por Sandra Marrocos é a cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Segundo ela, a defesa dos direitos do segmento continuará tendo espaço nas ações de seu mandato. A parlamentar citou ainda que a criação da Coordenadoria Municipal LGBT foi fruto de seu mandato anterior como vereadora.
Defesa das crianças e dos adolescentes
A vereadora, que já foi presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), destacou que vai lutar em defesa das crianças e dos adolescentes do Município e em prol dos agentes socioeducativos. “Vou visitar todas as unidades de internação de João Pessoa. Conseguimos fazer a introdução de jovens internados em universidades. Faço a defesa intransigente da não maioridade penal”, elencou.