Tecnologia e sustentabilidade são abordados em palestra ‘iCity João Pessoa’

por Paulo de Pádua — publicado 21/10/2018 22h00, última modificação 01/07/2019 16h44
Vereador Bruno Farias (PPS) integrou o evento e falou da importância do Legislativo se unir ao setor acadêmico para, juntos, criarem projetos para a Capital

O aplicativo ‘Mudamos’, a construção da nova sede do Poder Legislativo Municipal, atendendo os parâmetros de sustentabilidade e meio ambiente, além das propostas apresentadas e premiadas no Hackfest 2018, voltadas para a melhoria da sociedade, foram assuntos abordados pelo vereador Bruno Farias (PPS) durante o 3º Ciclo de Palestras “iCity João Pessoa”, promovido pela Rede Intelicidades e realizado na manhã desta segunda-feira (22), no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A Intelicidades é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), através da sua Escola do Legislativo, e por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A proposta é construir soluções para os problemas da Capital paraibana, que alcance os mais variados setores, e também fazer uma reflexão, de forma abrangente, do Município, visando o futuro. As palestras e debates, que ocorreram no auditório José Marques do IFPB, reuniram professores e alunos de vários cursos do Instituto. Ainda na sua palestra, o vereador Bruno destacou, inicialmente, a importância do papel da CMJP dentro dessas discussões que o evento está trazendo. Ele entende que é muito importante também que o Poder Legislativo incentive e estimule o setor acadêmico (professores e alunos) a produzir, por exemplo, projetos de cunho tecnológico, startups (empresas emergentes), plataformas com temas voltados a vida urbana e melhoria da qualidade de vida da população.

Sobre o app ‘Mudamos’, o parlamentar comentou que a ferramenta digital pode  utilizada para a população votar em projetos de interesse coletivo e social. Bruno Farias falou também da parceria da Câmara dos Vereadores da Capital com o Ministérios Público Estadual e Federal na realização do Hackfest 2018, que, segundo ele, criou plataformas digitais de combate à corrupção e controle social. Na ocasião, Farias citou projetos criados e premiados no evento, a exemplo do “Estamos de Olho”, “Democracia Digital”, “Cadê meu remédio” e “Lupa na toga”. O vereador ainda falou sobre a construção da nova sede do Poder Legislativo Municipal, que deve ocorrer no início do próximo ano. Ele lembrou que já existem recursos disponíveis para a execução da obra e que o novo prédio atenderá a ideia de racionalização da água, energia solar, telhado verde e total modernização tecnológica. O 3º Ciclo de Palestras contou com a participação dos professores Lebiam Tamar Gomes, mediadora e representante da UFPB; Ítalo Oriente, que tratou dos “Desafios educacionais na capacitação para a tecnologia educacional”; Ismael Xavier, que falou sobre “As cidades e os  serviços ambientais”; Francisco Fechine, que ministrou o tema “Gambitech: uma proposta de educação para a cidadania”; Mateus Assis, que trouxe o assunto “Polo de inovação EMBRAPII e a cultura de inovação no IFPB” e Walmeran José Trindade, que expôs o tema “Cidades Inteligentes, Energias Renováveis e Inovação Social”. A chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Kaline Gonzaga, também participou do evento e falou dos projetos e ações tecnológicas implantadas pela gestão municipal. A dupla “Os Nordestinos”, composta pelos músicos Erivaldo (violão) e Matheus (violoncelo), fez uma apresentação no intervalo.

O diretor da Escola Legislativa da CMJP, Rômulo Santana, ressaltou que omentos como esse servem para que o Poder Público, a Academia e a sociedade civil possam dialogar e formatar projetos com base em tecnologia para, de fato, melhorar a vida da população, com políticas públicas eficientes. Os dois primeiros ciclos de palestras aconteceram na Faculdade Maurício de Nassau (“Tecnologia, espaço urbano e qualidade de vida das cidades”) e UFPB (“Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável”). O 4º Ciclo será realizado no auditório da Unipê, dia 8 de novembro, com o tema: “Inovação e Empreendedorismo”, das 8h às 21h. As inscrições vão ocorrer no local. O vereador Thiago Lucena (PMN), que tem bandeiras voltadas para geração de emprego e renda, será um dos palestrantes.