Tecnologia pode aproximar ainda mais a Câmara Municipal da população, sugere vereador

por Clarisse Oliveira — publicado 18/04/2018 21h00, última modificação 05/07/2019 13h39
Em seu pronunciamento, Thiago Lucena (PMN) apontou para ferramentas disponibilizadas pela Câmara dos Deputados e do Senado Federal que aumentam a participação social

A adoção de ferramentas de tecnologia na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi sugerida em pronunciamento pelo vereador Thiago Lucena (PMN), na sessão desta quinta-feira (19). Para o parlamentar, as ferramentas desenvolvidas pela Câmara dos Deputados e Senado Federal podem aproximar ainda mais o cidadão do Poder Legislativo.

De acordo com Thiago Lucena, as ferramentas, disponibilizadas gratuitamente, trazem soluções para aumentar a participação social e a transparência no processo legislativo. A primeira ferramenta é o 'e-Democracia', que oferece três soluções ou três modalidades de interação. A primeira é a realização de audiências públicas interativas. “Essa solução permite que qualquer pessoa assista e participe das audiências sem a necessidade de comparecer no local”, explicou.

A segunda modalidade é a denominada Wikilegis, que “permite contribuições da população na redação de propostas de projetos de lei, além de permitir também colaborações em relatoria de projetos ainda na fase das comissões”, esclareceu. Já a terceira é uma modalidade de discussão em fórum para debater temas importantes.

“Essas modalidades trazem cada vez mais transparência, a transparência que esta Casa colocou a disposição desde 2017, aproximando a população da CMJP com iniciativas como o Câmara no seu Bairro e as emendas impositivas”, afirmou Thiago Lucena.

O Portal de Dados Abertos é a segunda ferramenta de transparência disponibilizada que abriga dados brutos com o objetivo de facilitar o processamento digital. “Essa ferramenta fornece dados abertos, na linguagem que a tecnologia da informação precisa para o acompanhamento do nosso processo legislativo e o desenvolvimento de aplicativos e softwares a fim de contribuir com a transparência desta Casa”, destacou.

“Essas ferramentas contribuem para mostrar à população a produção de cada vereador, possibilitar que acompanhem nosso trabalho. Acredito que essa Legislatura vem quebrando uma barreira entre o cidadão e a Câmara e promover essa parceria com a adoção das ferramentas vai fortalecer ainda mais o vínculo do Legislativo com o cidadão”, concluiu.