Terapia com animais: vereador elogia inserção de pets em tratamentos hospitalares
Na sessão ordinária desta quinta-feira (16), o vereador Bispo José Luiz (Republicanos) fez uso da tribuna para falar sobre o Projeto de Lei 172/2021 que dispõe sobre liberação da entrada animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados. “Não é de hoje que ouvimos que o cão é o melhor amigo do homem. Se pesquisar no Google ‘melhor amigo do homem’, iremos receber diversas imagens de cães”, afirmou o Bispo.
Segundo o parlamentar, a ‘Cãoterapia’ tem tido sucesso em tratamentos e reabilitação de adultos e crianças, gerando, inclusive, pauta para matérias. Ele explicou que a visitação de um animal de estimação ocupa um lugar especial no tratamento de diversas patologias. “Justamente por entender a importância desses animais nos tratamentos hospitalares, propus esse projeto que está em tramitação, respeitando toda segurança e protocolo hospitalar”, disse.
O Bispo José Luiz afirmou que “a ciência comprova que o contato com os bichinhos de estimação ajuda a liberar os chamados ‘hormônios do bem’: a endorfina, considerada um analgésico natural, a serotonina, que atua no cérebro regulando humor, sono e apetite, e reduz as taxas de cortisol relacionadas ao estresse”. Ele explicou que no tratamento do câncer, por exemplo, o nível de cortisol do paciente aumenta por envolver procedimentos desgastantes, como quimioterapia e radioterapia, e que produzem efeitos colaterais: “Os animais, quando utilizados como terapia, ajudam a desviar o foco da doença, segundo as equipes de saúde e as organizações que promovem a Terapia Assistida por Animais (TAA)”.
“A tensão de um hospital, por um minuto, é substituída pela alegria que o animal consegue transmitir. Diante disso, venho lutando a respeito da causa para o nosso município”, reiterou.
Por fim, o vereador parabenizou o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Campina Grande, onde a ‘Cãoterapia’ tem sido realizada, conforme verificou em reportagem do Bom Dia Paraíba no último dia 15, e concluiu dizendo: “Espero que, em breve, tenhamos essa mesma terapia, esse mesmo tratamento com esses animais de estimação aqui em João Pessoa também”.