Terça-feira (6) começa com a animação do Bloco Portadores da Folia e termina com o tradicional Acorde Miramar

por Arquivo/Secom-CMJP — publicado 05/02/2018 22h00, última modificação 02/07/2019 11h06
O quinto dia de festa do pré-Carnaval traz para o folião pessoense inclusão social, tradição e muita alegria

A TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entrevistou representantes das principais agremiações que vão fazer a alegria do folião nesta terça-feira (6). O quinto dia do Folia de Rua da Capital traz aos pessoenses inclusão social, tradição e muita alegria. As entrevistas na íntegra podem ser assistidas pelo canal 39.1 (tevê aberta – sinal digital) ou 23 (Net).

A animação começa a partir das 16h com o Bloco Portadores da Folia, que atrai cerca de 4 mil pessoas e há 25 anos traz a proposta de inclusão social no Carnaval. Juliano Almeida, um dos coordenadores do bloco, explicou que, apesar da agremiação ter surgido na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), ela está aberta a todos que quiserem brincar.

“O Bloco Portadores da Folia inclui não só a as pessoas com deficiência. As pessoas que não são deficientes também são bem-vindas no sentido de poder estar participando junto com a gente dessa festa. É uma grande festa de inclusão, de cidadania e, sobretudo, de dignidade das pessoas com deficiência”, explicou. A concentração do bloco, que este ano tem como tema 'Frevo, diversidade e alegria', ocorre na Avenida Cabo Branco, com a Banda Acredite e Orquestra de Frevo.

Acorde Miramar

Movimento que há 25 anos antecede e prepara a vizinhança do bairro para a chegada da Quarta-feira de Fogo, o Acorde Miramar sai sempre à meia-noite da terça-feira, cantando serenatas antigas e acordando as pessoas para que elas sigam o bloco, ainda de pijamas, a fim de anunciar a chegada do novo dia.

“É uma grande festa, porque é uma interação do bairro. As pessoas se fantasiam com camisolas e pijamas para anunciar a Quarta-feira de Fogo”, explicou o cantor, compositor e um dos idealizadores do movimento, Luís Flávio Maroja, conhecido como Mestre Fuba.

Bloco 25 Bichos

Sai em Jaguaribe, às 19h, desta terça-feira (6), na Avenida Floriano Peixoto, no entroncamento com a Rua Capitão José Pessoa. Nasceu em 15 de janeiro de 1946, numa reunião de vários amigos do bairro, com o nome de “A Bicharada” e como bloco de máscaras. Eles saíam da sede, denominada “A Selva”, e passavam por ruas e logradouros do bairro. Ficou popularmente conhecido como “Os 25 Bichos” e teve marcha oficial composta pelo poeta paraibano Manoel dos Anjos.