Trabalho dedicado às artes rende a Nelson Rossiter a Cidadania Pessoense

por Haryson Alves — publicado 03/05/2017 21h00, última modificação 15/07/2019 16h31
Título foi concedido nesta quinta (4) pela CMJP em proposição de Bruno Farias (PPS)

O trabalho dedicado à promoção e difusão da arte na Capital rendeu ao administrador, empresário das artes e marchand Nelson Rossiter o Título de Cidadão Pessoense. A honraria foi entregue em sessão solene, na tarde desta quinta-feira (4), no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O evento foi presidido pelo autor da homenagem, vereador Bruno Farias (PPS), e secretariado por Eliza Virgínia (PSDB).

O homenageado é recifense e está radicado em João Pessoa desde 2011. Está à frente da Rossiter Decor, catálogo online de obras artísticas; da Galeria Rossiter Decor; e dlesenvolve consultoria de marketing para artistas, entre outros trabalhos.

Ao justificar a concessão do Título, Bruno Farias destacou o espírito empreendedor de Nelson Rossiter e a capacidade que o homenageado tem em promover o intercâmbio de artistas e suas produções para o solo paraibano. O parlamentar ainda frisou a atuação social de Nelson por ser um cidadão empenhado em promover a democratização dos mais variados tipos de arte, propagando o hábito de a consumir.

 

Bruno Farias (PPS) destacou o empenho do homenageado no fomento ao consumo de arte pelo paraibano.

“Nelson vive fazendo da arte a razão de sua própria existência. Ele parece ter herdado o espírito de João Maurício de Nassau, que foi responsável pela promoção das artes e vida cultural em Recife (PE), transformando o perfil da cidade em termos estéticos e humanísticos. A alma de Nelson é desbravadora, pois se deixa levar pelas asas da sensibilidade, conduzindo-se pelos voos que as artes e a cultura oferecem. A CMJP não poderia deixar de abraçá-lo como irmão, por saber o quanto é importante na difusão das artes em nossa cidade”, certificou Bruno Farias.

Dentre as homenagens realizadas, o professor Cirineu Stein desejou que “essa honra sirva de incentivo para que Nelson continue empreendendo e atuando na arte”. Por sua vez, o advogado e professor Gustavo Rabay lembrou que a curadoria cuidadosa do homenageado o fez ser representante das obras do artista Francisco Brennand. “A promoção da arte que Nelson tem feito vai trazer novidades em abundância para o nosso cenário cultural”, atestou Rabay.

 

Amigos e familiares prestaram homenagens a Nelson Rossiter na Câmara.

Representando a Casa da Criança com Câncer, a psicóloga Ana Coutinho agradeceu o trabalho que o homenageado realiza com mais de 90 crianças da instituição. “Precisamos de mais pessoas como Nelson, que faz da sua galeria um espaço de aprendizado para todos”, afirmou.

Homenageado

“Lembro que, desde que coloquei os pés em João Pessoa, foram muitas e agradáveis as sensações e emoções vividas aqui”, afirmou emocionado e com a voz trêmula, Nelson, ao rememorar a receptividade do povo paraibano, os locais da Capital de que tanto gosta e suas experiências na cidade. “Ser acolhido com a Cidadania Pessoense me deixa muito emocionado, ainda mais quando você é reconhecido pelo seu trabalho. Isso é um incentivador para que eu continue batalhando pela arte nesta cidade”, garantiu Nelson Rossiter.

 

Nelson Rossiter desejou mais espaços para JP exibir e escoar a arte que produz.

Segundo ele, a Paraíba é um celeiro riquíssimo de artistas e quanto mais vitrine a Capital tiver para que a cultura seja mais reconhecida e apreciada, melhor. “Meu desejo real é que surjam mais multiplicadores da arte e que João Pessoa ganhe mais espaços para que possamos expor e escoar o que produzimos aqui”, comentou o mais novo Cidadão Pessoense.