Turma do Aprendiz de Vereador é concluída com proposta de píer para a Capital

por Clarisse Oliveira — publicado 30/09/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 11h38
Na manhã desta segunda-feira (1º) os estudantes fizeram uma avaliação do período em que estiveram nos gabinetes

A 1ª turma do Aprendiz de Vereador neste segundo semestre de 2018 foi concluído com uma avaliação dos estudantes sobre estágio-visita realizado nos gabinetes de vereadores. Durante a avaliação, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (1º), os estudantes relataram os requerimentos e projetos desenvolvidos.

Para o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), o projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Casa junto aos gabinetes dos vereadores “é de um valor ímpar para a sociedade, uma vez que o Legislativo Municipal contribui, de maneira direta, com o desenvolvimento social dos nossos jovens, mostrando-lhes o trabalho feito pela Câmara e construindo, com eles, propostas concretas para a nossa cidade”.

A avaliação realizada nesta segunda-feira é, para o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, importante para o aprimoramento do programa. “Através dessa avaliação, a gente tem como personalizar cada situação, vivencia o projeto e atividades desenvolvidas por cada um deles, nos seus respectivos gabinetes. Nós anotamos e vamos fazer um relatório, até porque algumas das ideias deles precisam de uma continuidade posterior, e cabe a nós ficarmos acompanhando, no gabinete, o desenvolvimento dessas ideias aqui lançadas”, explicou Paulo Eduardo.

“A experiência foi excelente, foi muito importante a gente ter essa visão em loco de como funciona a Câmara, de como funciona o trabalho dos vereadores e termos a oportunidade de poder legislar, com todo o apoio e com toda liberdade trazendo nossas ideias para melhorar a cidade em que a gente vive”, relatou a estudante de Relações Públicas Aline Kelly Rodrigues Brandão.

Também participou da reunião o assessor jurídico da Escola do Legislativo da CMJP, Kalel Maris Rodrigues.

Propostas

A turma composta de oito alunos foi dividida entre os gabinetes da vereadora Sandra Marrocos (PSB) e dos vereadores Humberto Pontes (Avante), Lucas de Brito (PV) e Thiago Lucena (PMN) para cumprir estágio-visita durante três semanas, conhecendo o cotidiano dos trabalhos legislativos e sugerindo Requerimentos, Indicações e Projetos de Lei.

Como exemplo, temos Indicação elaborada por Aline Kelly Rodrigues Brandão, que propôs ao Executivo Municipal a construção de um píer no bairro do Cabo Branco. “A construção desse píer vai acrescentar muito para o turismo daqui. É um equipamento de lazer que traz um ônus baixo para a cidade, e vai acrescentar tanto no turismo de João Pessoa, como para eventuais pessoas que vão abrir um negócio nele”, propôs.

Outra Indicação elaborada pela aluna é a doação e reutilização de materiais ortopédicos na Capital. “Às vezes esses materiais são comprados e têm pouco tempo de uso. Pensamos em um local destinado a quem gostaria de doar para depois de utilizado e ser doado novamente para outras pessoas”, explicou a estudante destacando que esses materiais são caros e muita gente não tem como adquiri-los.

Os alunos também propuseram requerimentos voltados para melhorias na cidade, como desobstrução de galerias, limpeza de ruas, construção de praça e serviços de paisagismo. “Andando pela Capital vi essas necessidades”, afirmou Aline Kely Brandão.