Turma do 'Aprendiz de Vereador' participa de visita guiada ao TRE-PB

por Paulo de Pádua — publicado 12/05/2019 21h00, última modificação 02/07/2019 08h52
Estagiários assistiram sessão de julgamento e palestras sobre o funcionamento da Corte Eleitoral e da urna eletrônica

Na tarde desta segunda-feira (13), a primeira turma do programa Aprendiz de Vereador de 2019 participou de uma visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), promovida pela Escola Legislativa da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Os doze estagiários do programa tiveram a oportunidade de acompanhar uma parte da sessão de julgamento, no plenário da Corte Eleitoral, e assistir duas palestras sobre as atribuições do órgão e o funcionamento da urna eletrônica.

Durante a sessão de julgamento, os visitantes foram anunciados e saudados pelos desembargadores José Ricardo Porto, vice-presidente do TRE-PB, e Antônio Carneiro de Paiva Júnior, diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB). “O Aprendiz de Vereador é um programa que vem recebendo muito apoio e que é de grande relevância. Obrigado pela presença”, declarou o desembargador José Ricardo Porto.

Já o desembargador Antônio Carneiro de Paiva Júnior destacou a importância dessa parceria com a Câmara e também enalteceu o projeto Mandato Legal, criado pela EJE-PB com o objetivo de educar jovens eleitores sobre cidadania. O magistrado falou do interesse do TRE de aproximar, ainda mais, a Escola Judiciária Eleitoral da academia, dos poderes constituídos e da sociedade de um modo geral. “A nossa intenção é mostrar para a sociedade como são os julgamentos e o dia a dia da instituição, de forma ampla e transparente”, afirmou, acrescentando que é com muita satisfação que o Tribunal tem recebido os estudantes para facilitar esse diálogo.

Em seguida, o analista judiciário Eduardo Rangel fez uma rápida explanação, na sala de treinamento do EJE, sobre as atribuições e o funcionamento do TRE-PB. A segunda palestra foi ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal, José Cassimiro Júnior, que tratou do tema “Urna eletrônica e segurança”. Cassimiro fez um histórico do surgimento da urna e da sua implantação nas eleições brasileiras, em especial da Paraíba.

A coordenadora da EJE-PB, Ana Karla Farias Lima de Morais, também destacou a importância da visita dos estagiários do Aprendiz de Vereador e da parceria com a CMJP. Por sua vez, o presidente da Escola Legislativa, Paulo Eduardo de Sá Barreto, frisou que essa já é a segunda visita guiada promovida, e que os participantes receberam noções básicas de como funciona um órgão eleitoral. Ele acredita que a turma está aproveitando bem essas oportunidades e demonstrando interesse em assimilar conhecimentos específicos, em áreas públicas distintas.

O aluno de gestão pública, Severino Neto, que é um dos estagiários do Aprendiz de Vereador, comentou que essas visitas estão sendo bastante produtivas para ampliar os conhecimentos de cada um. “Essa visita de hoje ao Tribunal Eleitoral abrangeu muitos conhecimentos sobre um dos assuntos do meu curso de gestão pública, que é o processo eleitoral. Vou até conversar com os colegas para promover uma palestra lá”, projetou. A primeira visita ocorreu no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).