TV Câmara lança série de entrevistas que resgatam os 70 anos de história da CMJP

por Rafaela Cristofoli — publicado 12/08/2017 21h00, última modificação 03/07/2019 18h18
O primeiro programa, gravado com o ex-vereador Carlos Mangueira, vai ao ar nesta segunda-feira (14), às 19h

Os 70 anos de história da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) serão contados a partir da ótica dos parlamentares que passaram pelo Legislativo Mirim nesse período. A TV Câmara está produzindo uma série de entrevistas que resgatam a memória da Casa e, consequentemente, da Capital.

O ex-vereador Carlos Mangueira é o primeiro personagem, entrevistado pelo jornalista Edmílson Lucena, a narrar sua trajetória como vereador e presidente da CMJP - ele é o mais antigo presidente da Casa vivo. O primeiro programa 'Câmara 70 anos - Especial' vai ao ar nesta segunda-feira (14), às 19h, pela TV Câmara JP (39.1 pelo canal aberto digital; 23, Net; 339.1, Sky).

“A série é um dos pontos altos das comemorações pelos 70 anos da Casa Napoleão Laureano, que faz aniversário no dia 14 de novembro”, comenta o presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB). “Temos muita história para contar até novembro, e um dos pilares desse resgate é o audiovisual”, acrescenta.

Carlos Mangueira foi vereador por duas legislaturas (1969/1972 e 1983/1988), e presidente da Casa em 1972. Também foi eleito como prefeito da Capital. “Naquele tempo a eleição para vereador era diferente, você se elegia em uma espécie de julgamento de mérito”, revelou o ex-parlamentar.

 

Durante a entrevista, ele ainda afirmou que a Câmara é uma instituição essencial à democracia. “As aspirações populares se manifestam na Câmara Municipal, ela é a caixa de ressonância dos problemas e alegrias da população. É lá que as decisões são tomadas. Sem Parlamento não há democracia, é ele que impõe freios à ação do administrador, que, sem a fiscalização dos parlamentares, seria um ditador”, declarou Carlos Mangueira.

70 anos de história

Além das entrevistas que resultaram no programa 'Câmara 70 anos – Especial', a TV Câmara também vai lançar uma série de depoimentos com ex-parlamentares, o 'Câmara 70 anos – Perfil', e um documentário, que também traz a versão de alguns servidores da Casa.

“Pensamos inicialmente em contar a história dos 70 anos a partir das entrevistas com os ex-presidentes. Como havia outros parlamentares aptos a contar essa história, tivemos a ideia de criar um formato mais rápido e simplificado. E foi aí que surgiu o Perfil”, explicou o diretor do projeto, Lúcio César.

O 'Perfil' já tem estreia marcada para a outra segunda-feira (21). Por mês, a TV Câmara JP levará ao ar um Especial e três perfis.

Um terceiro conteúdo audiovisual que vai surgir desses dois formatos é o documentário, que deve ser lançado no dia 14 de novembro, por ocasião do aniversário da Câmara. Ele vai reunir todo material produzido nos especiais e perfis, somados a entrevistas de alguns funcionários. "A intenção é construir um arquivo da história da instituição, desde a reinstalação, após a redemocratização, em 1947”, completou Lúcio.