Valorização de profissionais da enfermagem é defendida por parlamentares na CMJP

por Secom CMJP — publicado 13/05/2021 14h36, última modificação 13/05/2021 14h36
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Categoria foi homenageada na sessão desta quinta-feira (13) diante dos esforços empenhados no combate à Covid-19

Os profissionais da enfermagem foram lembrados pelos esforços empenhados no combate à pandemia de Covid-19. Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (13), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), parlamentares ressaltaram que mais do que homenagens, esses profissionais precisam de valorização.

Enfermeiros são anjos de cada dia. Sem o enfermeiro, o médico fica impossibilitado de fazer seu trabalho. É uma árdua missão que eles têm na cidade, na Paraíba e no Brasil”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Dinho (Avante) parabenizando os que fazem a Saúde da Capital, em especial os profissionais do Hospital Santa Isabel.

O vereador Júnio Leandro lembrou a comemoração do Dia da Enfermagem, ocorrido nesta última quarta-feira (12), e ressaltou lutas da categoria. “Ontem foi o dia do profissional da enfermagem. Aconteceu um ato na Lagoa no qual a categoria foi clamar por valorização e reconhecimento. Só num período desse que a gente vê a importância desses ‘profissionais da vida’, que lutam por um piso salarial digno, pelas 30 horas semanais merecidas. Muitos estão dando a própria vida pela vida de outras pessoas. A eles todo o meu reconhecimento”, afirmou enfatizando que já propôs alterações, no sentido de diminuir as perdas desses profissionais, no projeto que prevê a reforma da previdência municipal.

Marcos Henriques se colocou a favor do Projeto de Lei 2564/2020, em tramitação no Senado Federal, que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e do parteiro. “Ele [o projeto] vem referendar o valor que esses profissionais precisam. Homenagem é importante, porém mais importante é a valorização desses trabalhadores”, destacou pedindo melhores condições de trabalho para a categoria no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity (Trauminha). “As condições são precárias”, reiterou.

Eles têm papel fundamental na saúde pública e privada da cidade de João Pessoa, têm demonstrado uma fibra enorme, sobretudo no processo de imunização. São profissionais absolutamente dedicados na luta contra o Covid-19 e merecem felicitações, aplausos e reconhecimento”, enfatizou Bruno Farias (Cidadania).

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL) elencou ação de seu mandato em benefício da categoria. "Todos sabem da nossa luta, do quanto a gente tem se pautado em defesa dos profissionais de enfermagem, lutando para que eles fossem colocados como prioridade na vacinação; fossem valorizados, na questão do projeto que apresentamos das pausas compensatórias. Eles são os verdadeiros heróis e protagonistas dessas melhorias e avanços que estão acontecendo no combate à Covid-19. Onde há enfermagem, há um cuidado especial com as pessoas”, afirmou lembrando ainda requerimento de sua autoria que pede celeridade na tramitação do projeto sobre o piso salarial da categoria.