Vereador apresenta PL que institui Política Municipal de Práticas Sustentáveis em JP
O vereador Thiago Lucena (PMN) apresentou um Projeto de Lei (PL) que institui a Política Municipal de Práticas Sustentáveis na Capital e destacou a importância da matéria para o futuro. O parlamentar usou, pela primeira vez no seu mandato, a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária da manhã desta terça-feira (14).
De acordo com o PL, cabe ao Município utilizar energias renováveis, além de captar, armazenar e aproveitar as águas pluviais nas edificações e empreendimentos municipais. As ações serão desenvolvidas com objetivo de conscientizar a população sobre educação ambiental renovável e reduzir custos com energia elétrica pela Administração Pública.
“Nenhuma criança nasce querendo gastar energia, por exemplo. Se uma criança cresce vendo a reutilização de água da chuva sendo feita na sua própria escola, criaremos um cidadão de outra estirpe”, afirmou o parlamentar, ressaltando o viés educativo do PL na utilização consciente dos recursos naturais.
Em seu 1º discurso na CMJP, Thiago Lucena chamou a atenção para o impacto no futuro de ações sustentáveis realizadas agora.Thiago Lucena destacou ainda a redução de custos que a prática pode promover para a Administração Pública. “O PL não visa somente à promoção da sustentabilidade e valorização do meio ambiente, ele vai ao encontro do princípio da economicidade da Gestão Pública. E com essa economia promovida, poderemos redirecionar o dinheiro para outras áreas”, defendeu.
As vereadoras Sandra Marrocos (PSB) e Helena Holanda (PP) e os vereadores Helton Renê (PC do B), Damásio Franca (PP) Tibério Limeira (PSB), Marcos Henriques (PT) Léo Bezerra (PSB), Eduardo Carneiro (PRTB), Dinho (PMN), Bruno Farias (PPS) e João Almeida (SD) se acostaram ao pronunciamento de Thiago Lucena.
“Temos que pensar que nossas matérias aqui na Casa são, principalmente, voltadas para o futuro. A utilização das energias renováveis tem que acontecer rapidamente, e nós vivemos em um Estado onde isso é possível”, destacou a vereadora Sandra Marrocos, que ainda parabenizou o parlamentar pela iniciativa.