Vereador apresenta Projetos de Lei sobre coleta seletiva de lixo

por Clarisse Oliveira — publicado 30/08/2016 21h00, última modificação 05/07/2019 09h49
Benilton Lucena (PSD) quer a inclusão de palestras sobre seleção de lixo reciclável nas escolas e o recolhimento seletivo dos resíduos pela Emlur

O vereador Benilton Lucena (PSD) apresentou, na manhã desta quarta-feira (31), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), dois Projetos de Lei (PLs) que versam sobre a coleta de lixo na Capital. Um deles prevê a realização de palestras, nas escolas municipais, sobre a importância da seleção do lixo reciclável; e outro trata sobre a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recolher seletivamente o lixo por áreas da Capital.

O parlamentar quer incluir na rede de ensino municipal a realização de palestras que orientem sobre a coleta seletiva de lixo. “É importante que possamos educar e fazer com que os alunos tenham consciência na separação de vidro, papel, plástico e lixo orgânico, levando esse hábito para suas casas. Temos que incentivar nossos alunos a contribuírem e melhorarem o meio ambiente da nossa cidade”, afirmou Benilton Lucena.

 

O segundo projeto apresentado pelo vereador visa a incluir a Emlur na coleta seletiva de lixo em determinadas áreas da Capital. “Hoje, fazemos a seleção do lixo em casa, mas, na Emlur, o lixo é compactado de uma única forma. Passa um único coletor, um único caminhão que recolhe todo o lixo. Assim, perde-se a seleção feita nas residências. O nosso projeto prevê que possa passar um caminhão específico para os locais onde acontece coleta seletiva, justamente separando esses materiais”, explicou.

De acordo com Benilton Lucena, esse processo seletivo de recolhimento do lixo pela Autarquia geraria diversos benefícios. “Essa divisão iria melhorar a situação do aterro sanitário, além de facilitar o dia a dia dos catadores de lixo de nossa cidade”, garantiu.