Vereador cobra da Cagepa solução para o esgoto em rua e mercado do Rangel

por Paulo de Pádua — publicado 14/05/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 16h11
Na tribuna da Câmara, Mangueira (MDB) exigiu, ainda, recapeamento e implantação de uma linha de transporte público para outros bairros da Capital

“O que me traz a tribuna hoje é um sentimento de indignação. Nos bairros da Zona Sul de João Pessoa, mais de 50% não tem esgotamento sanitário”. A declaração foi feita pelo vereador Mangueira (MDB), durante seu pronunciamento feito nesta terça-feira (15) na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Ele voltou a cobrar solução para o problema do esgoto em frente ao Mercado Público do Rangel, na rua 2 de Fevereiro, e ainda o recapeamento e a implantação de uma linha de transporte público que atenda algumas ruas do bairro.

Com relação ao Mercado Público, Mangueiro lamentou que o esgoto esteja correndo a céu aberto, causando mau cheiro no local e prejudicando o comercio dos feirantes. “Desde 2009, no Governo Maranhão, e agora no Governo de Ricardo Coutinho, que eu venho, na tribuna da Casa, cobrando uma solução para esse problema. O mercado tem feira todos os dias e as pessoas estão inalando o mau cheiro”, revelou o parlamentar.

Segundo ele, o Marcado Público do Rangel precisa também de uma reforma estrutural para acomodar melhor os comerciantes e atender aos moradores do bairro e adjacências. Na tribuna, o vereador disse ainda que as ruas Xavier Júnior, em Cruz das Armas, e José Gomes da Silveira, no Cristo Redentor, precisam, com urgência, de obras de recapeamento, além de uma nova linha de ônibus para atender os moradores da área.

Mangueira ainda criticou a situação da segurança pública na região da Zona Sul da Capital e não descartou a solicitação de uma audiência pública na Casa para discutir os problemas com os moradores do Rangel e do Cristo, com a participação de representantes da Cagepa e da Prefeitura.

Nos apartes, concedidos pelo Medebista, falaram os vereadores Marcos Henriques (PT), Chico do Sindicato (Avante), Bosquinho (PSC), Tibério (PSB), João Almeida (SD), Raíssa Lacerda (PSD) e Milanez Neto (PTB). “Mangueira faz uma política positiva. Cobra não só do Governo do Estado, mas também da Prefeitura”, ressaltou o vereador petista.

Chico do Sindicato ameaçou, inclusive, organizar um protesto no bairro do Rangel para que o problema do esgotamento sanitário seja resolvido. “Quem ganha, com isso, é a população”, observou. Bosquinho lembrou, por sua vez, que também já apresentou vários requerimentos na Casa cobrando providências. Ele propôs, inclusive, a formação de uma comissão para dialogar com a Cagepa a respeito do assunto.

Tibério entende que o caso precisa ser bem checado junto à Cagepa e não seja transformado em bandeira político-partidária. “É importante a gente checar, direitinho, esse problema”, reforçou o socialista defendendo a união das bancadas para tentar intermediar qualquer tipo de solução. João Almeida acredita que a situação do esgoto já era para ter sido resolvido há muito tempo. Por sua vez, Raíssa Lacerda não escondeu sua indignação e se colocou a disposição para ajudar.

O líder da bancada governista na Câmara, Milanez Neto, destacou que o prefeito Luciano Cartaxo anunciou, no começo do ano, durante prestação de contas na CMJP, as reformas dos mercados públicos de Oitizeiro, Jaguaribe e Bairro dos Estados. Ele também reforçou a tese das bancadas de se unirem para tentar buscar uma solução..