Vereador cobra da Prefeitura ações de reparação na Comunidade Três Lagoas

por Clarisse Oliveira — publicado 08/08/2019 14h56, última modificação 08/08/2019 14h56
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Tibério Limeira (PSB) destacou que desde 2017 alerta a Prefeitura da Capital sobre os alagamentos na localidade

O vereador Tibério Limeira (PSB) cobrou da Prefeitura da Capital ações indenizatórias às famílias da Comunidade Três Lagoas, que tiveram suas casas danificadas devido às chuvas que ocorreram na cidade a partir do mês de junho deste ano. A cobrança foi feita durante pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (8), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Segundo o parlamentar, as famílias foram atingidas por irresponsabilidade da Prefeitura, que não tomou medidas as cabíveis para desobstruir as galerias do local, apesar de ter sido acionada pelo seu mandato desde 2017, quando um alagamento atingiu cerca de 30 casas. Tibério afirmou que, na ocasião, esteve reunido com representantes de secretarias municipais na comunidade, e as medidas necessárias para evitar que os alagamentos voltassem a acontecer foram apontadas.

“Saímos de lá pensando que as medidas seriam tomadas. Em 2018, mais 50 casas foram atingidas. Em 2019, a situação piorou de vez, quando a tubulação foi completamente obstruída durante as piores chuvas da cidade”, afirmou o parlamentar. De acordo com Tibério, este ano cerca de 100 casas foram atingidas pelo alagamento causado pelas chuvas, e em decorrência de uma construção, autorizada pela Prefeitura, que obstruiu de vez a tubulação.

O vereador informou que entregou a documentação, que reúne requerimentos e históricos de suas visitas à comunidade, ao Ministério Público da Paraíba (MP-PB) para a abertura de uma ação civil pública de reparação de danos causados às famílias. Tibério ainda anunciou que, enquanto a ação não gera resultados, está promovendo uma campanha de arrecadação de doações para ajudar as famílias atingidas pelo alagamento.

“A Prefeitura, com sua irresponsabilidade, deixa construir uma obra em cima das galerias, obstruindo a tubulação. Estamos em um processo de arrecadar doações para a reconstrução das casas, que estão com as paredes rachadas e os pisos afundados. Estamos apostando na solidariedade das pessoas, diante da ausência completa da Prefeitura. Estamos reafirmando nosso compromisso com a comunidade”, enfatizou.

O vereador Marcos Henriques (PT) propôs uma audiência pública para debater sobre os recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a serem aplicados na Capital, e destacou a importância da comunidade participar do debate.

Já o vereador Carlão (DC) destacou o fato do alagamento ter acontecido no maior período de chuvas da cidade dos últimos 30 anos. “Nenhuma cidade estaria preparada, nenhum prefeito poderia prever essa quantidade de chuvas. E, se houve uma obra, a empresa que realizou a obra que deve ser responsabilizada pelos danos causados às famílias”, argumentou Carlão.

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) também defendeu a responsabilização da empresa que executou a obra em cima da tubulação. “Se a Prefeitura autorizou uma obra que prejudicou o povo de uma comunidade, que teve casa rachada, piso cedido, quem tem que cobrar da empresa é a Prefeitura”, afirmou a parlamentar.