Vereador cobra manutenção de praças e melhoria da Atenção Básica à Saúde do Município

por Clarisse Oliveira — publicado 01/10/2019 15h40, última modificação 01/10/2019 17h22
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Tibério Limeira (PSB) cobrou uma política de conservação de espaços públicos e mais investimentos no atendimento público em odontologia na Capital

O vereador Tibério Limeira (PSB) cobrou da Prefeitura da Capital a manutenção de praças e a melhora na Atenção Básica à Saúde do Município, principalmente nos serviços odontológicos. O parlamentar foi o segundo a se pronunciar na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão desta terça-feira (1º).

Segundo o parlamentar, a construção de praças é importante, mas também é preciso manter as que já existem. “Vemos um amplo processo de construção e inauguração de praças na cidade, mas estamos observando também a quantidade de praças sem manutenção. Não adianta investir cinco ou dez milhões em novas praças e deixar outros espaços de convivência caindo aos pedaços. É importante que se construa mais praça? É. Mas com uma política de preservação e conservação e manutenção desses espaços”, enfatizou.

Tibério Limeira citou como exemplo a Praça Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro Castelo Branco. “Uma praça que tem estrutura boa, sistema de irrigação eletrônica que poucas praças têm, mas não é cuidada pela Prefeitura. Está com os alambrados caindo aos pedaços, em tempo de cair nas pessoas que utilizam a praça. O mato e lixo tomando conta do espaço, sem a atuação da Emlur. A Gestão Municipal precisa administrar melhor isso, chamar a população para perto para que todos também possam cuidar desses espaços e cuidar melhor da cidade”, sugeriu.

As vereadoras Sandra Marrocos (PSB) e Eliza Virgínia (PP) destacaram a importância desses espaços de convivência. “É uma política constante a de que os prefeitos tendam a fazer algumas praças. Não só cuidar de praças novas, mas manter as antigas. A praça é um espaço de convivência, inclusive hoje em que a maioria das pessoas mora em apartamentos. Não podemos viver enjaulados em nossos apartamentos”, ressaltou Eliza Virgínia.

Vereador solicita melhoria na Atenção básica à Saúde

O parlamentar afirmou que tem recebido relatos de problemas nos serviços de Saúde do Município. “O que temos visto nas Unidades de Saúde da Família (USFs) é que praticamente o atendimento em odontologia não existe mais. Onde existe profissionais, não tem equipamentos. Onde existe equipamentos, está faltando profissionais”, explicou.

Tibério Limeira afirmou que a Atenção Básica em Saúde está perdendo recursos ao longo dos anos, principalmente com a redução dos investimentos em saúde derivado do teto de gastos públicos. Mas, segundo o vereador, não pode ser justificativa para o abandono do serviço, já que a Gestão Municipal recebe mais de R$ 500.000 em receitas oriundas do Governo Federal para investir na Saúde do Município.

“É preciso que a gente dê visibilidade e aprofunde a pauta visitando o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), realizando Audiências Públicas e tentando avançar numa pauta tão complexa e delicada como é a Saúde”, finalizou.