Vereador cobra melhorias para o Hospital Santa Isabel
O vereador Tibério Limeira (PSB) relatou, em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (22) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a situação encontrada no Hospital Municipal Santa Isabel, durante visita da caravana da bancada de oposição à instituição hospitalar. Segundo Tibério, o hospital consegue funcionar, mas muitos aspectos precisam ser melhorados.
O parlamentar destacou que a bancada de oposição fez a visita ao hospital ainda nesta manhã e foram bem recebidos pela diretora Yuzete Nóbrega, que respondeu aos questionamentos dos vereadores de oposição. “Fizemos algumas perguntas em cima de denúncias que chegaram a nós”, explicou Tibério Limeira.
De acordo com o vereador, os aparelhos de hemodinâmica, que têm o papel de atender e sanar casos de infarto, chegaram, mas não possuem espaço para serem instaladas e colocados em funcionamento.
[citacao] Faltou organização da Prefeitura da Capital em ceder o espaço; as máquinas estão encaixotadas. Vamos perder o ano de 2017 sem que essas máquinas funcionem. Isso é uma falta de planejamento muito grande [/citacao]
O parlamentar apurou a falta de medicamento usado para tratar casos de infarto, chamado de trombolítico. “Ilzete garantiu que, em um mês, o medicamento será ofertado. Sabemos que há um processo de subfinanciamento da saúde, mas também há falta de gestão por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Não há uma previsão concreta para a chegada dos trombolíticos”, afirmou.
Tibério Limeira constatou, ainda, que o antigo prédio onde funcionava a Policlínica Santa Isabel - situado ao lado do hospital - está abandonado e pode ser um risco para os pacientes. “O prédio, em ruínas, está lado a lado com a unidade cardiológica, possui focos de dengue e tem lixo hospitalar descartado de maneira incorreta. Se a gestão não vai utilizar o espaço, o prédio precisa ser demolido e o terreno, limpo”, enfatizou.
“O hospital não está um desastre total, tem serviços funcionando, mas que precisam melhorar. Vejo que falta comando necessário para que os problemas sejam resolvidos. Temos que fazer pressão para que os serviços possam funcionar de forma plena, fazer os secretários se movimentarem para mostrar a população, os compromissos com a nossa Cidade”, concluiu Tibério.
O líder da bancada da situação na Casa, Helton Renê (PC do B), destacou a importância do assunto e ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde atende mais do que as demandas da Capital. “As responsabilidades da Saúde do Município são atendidas também fora da pactuação, isso é algo importante de ser colocado, porque representa um acréscimo de 30% (no número de atendimentos). João Pessoa faz o papel de mãe e atende também cidadãos de outras cidades também”, justificou.