Vereador cobra serviços de manutenção em praças e mercados públicos da Capital

por Clarisse Oliveira — publicado 23/10/2019 15h30, última modificação 23/10/2019 16h23
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
Marcos Henriques (PT) ainda sugeriu a reativação de Conselhos Populares para contribuir com o planejamento das ações

O vereador Marcos Henriques (PT) cobrou da Prefeitura da Capital serviços de manutenção de praças e zeladoria nos mercados públicos da cidade. O parlamentar afirmou que falta organização no planejamento desses serviços, durante pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quarta-feira (23).

“As praças estão sendo criadas cotidianamente, mas não há manutenção nas que já existem. Na Praça da Paz, nos Bancários, por exemplo, os equipamentos de ginástica estão deteriorados. A pergunta que fazemos é por que está se criando tantas praças e deixando outras se degradarem? Por que os mercados públicos não têm uma zeladoria que funcione?”, questionou o petista.

Para o vereador, a Prefeitura da Capital poderia utilizar instrumentos de participação da sociedade para organizar melhor o planejamento dos serviços de zeladoria. “Reconheço que os desafios que a Prefeitura tem são muitos, ninguém aqui é insensível. Sugiro a reativação dos Conselhos Populares, regulados pela gestão e que, com o governo de Luciano Cartaxo (PV), deixaram de existir. Eles contribuíam com a organização dos espaços públicos, como praças, mercados e feiras, subsidiando a Prefeitura”, explicou.

O parlamentar informou que já enviou requerimentos ao Executivo Municipal solicitando esses serviços de manutenção para praças da Capital, mas não recebeu respostas. “O Poder Executivo tem sido constante em não responder aos requerimentos do Legislativo Municipal”, destacou.

Marcos Henriques ainda ressaltou que esteve no bairro do Rangel escutando as demandas da comunidade, como o derramamento irregular de esgoto nas ruas e a falta de calçadas e acostamento para o trânsito de pedestres. O parlamentar avisou que vai voltar ao bairro para colher mais demandas da comunidade e registrar as denúncias.

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) afirmou que a falta de manutenção das praças é uma realidade também constatada por ela, e tema de requerimentos de sua autoria encaminhados ao Executivo Municipal. No caso da Praça da Paz, a parlamentar destacou que, em reunião do Orçamento Participativo (OP), a secretária de planejamento, Daniela Bandeira, comprometeu-se a providenciar os serviços de limpeza, capinação e manutenção dos materiais de esporte.

Eliza Virgínia (Progressistas) ressaltou que projetos de zeladoria e manutenção de praças são importantes para a cidade. Ela destacou ainda que as obras iniciadas no Ginásio Poliesportivo da Praça da Paz são fruto de uma parceria da Prefeitura da Capital com o Governo Federal. “Foi no governo de Jair Bolsonaro que esse recurso para transformar esse espaço tão importante saiu do papel”, enfatizou a parlamentar.