Vereador comemora andamento de liberação de recursos do BID para JP

por Assessoria do vereador (Adaucélia Palitot) / Edição: Secom CMJP — publicado 25/02/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 11h25
Bira (PSD) comentou visita do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) a Brasília (DF) para articulação da aprovação do investimento

O vereador Bira (PSD) comentou, na última quinta-feira (25), os resultados positivos da viagem do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) a Brasília (DF), essa semana. O gestor pessoense esteve articulando a aprovação do investimento de US$ 100 milhões, por parte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao programa “João Pessoa Sustentável”, como também buscando o apoio dos senadores paraibanos nesse sentido.

Bira comemorou também o fato de que, em reunião com o representante do BID no Brasil, Hugo Flores, Cartaxo recebeu a confirmação de que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem cumprido todos os passos estabelecidos para a liberação dos respectivos recursos. Estes deverão financiar a execução de 60 ações estruturadoras e preparar a Capital paraibana para os próximos 30 anos, quando a cidade terá um milhão de habitantes.

“Quando se faz bem o dever de casa, os resultados surgem naturalmente e o reconhecimento do trabalho também. Isso é o que tem ocorrido na gestão do prefeito Luciano Cartaxo, inclusive agora, no que diz respeito ao João Pessoa Sustentável, que é uma ação histórica e essencial para que a Capital cresça e se desenvolva de forma planejada”, destacou Bira. Ele lembrou ainda que um exemplo citado como positivo pelo representante do BID foi a aprovação do projeto por parte da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento.

A expectativa é que os recursos do BID, depois de sua aprovação no Senado, passem por alguns trâmites até a sua liberação. Para tanto, uma missão de consultores do BID, que trabalha no planejamento de parte das ações do plano, inclusive, está com a equipe do João Pessoa Sustentável desde o início da semana.

Sobre o João Pessoa Sustentável

A capital paraibana é a primeira cidade do Norte-Nordeste do Brasil a ter o seu plano de desenvolvimento aprovado pelo BID no programa Cidades Emergentes e Sustentáveis. Suas diretrizes foram elaboradas por técnicos da PMJP e de entidades nacionais e internacionais. O trabalho já rendeu benefícios para a cidade, como o inventário de gases do efeito estufa, o estudo sobre o crescimento da mancha urbana e o mapa de vulnerabilidades de desastres naturais.

Entre as 60 ações previstas pelo plano, ainda estão a instalação do Centro de Cooperação da Cidade, que será responsável pelo monitoramento de diversas áreas, como segurança, mobilidade urbana, defesa civil e meio ambiente; a criação de um Parque Tecnológico, já em fase de estudos de viabilidade, para fomentar o ambiente das empresas do setor da tecnologia; e intervenções em comunidades como o Complexo Beira-Rio e o Complexo Linha Férrea.