Vereador comemora anúncio de nova mudança no trânsito da orla de Manaíra

por Clarisse Oliveira — publicado 04/09/2019 15h29, última modificação 04/09/2019 15h29
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Bruno Farias (PPS) afirmou que a população teve papel primordial para que a Prefeitura revisse intervenções feitas na Avenida João Maurício

Durante pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (4), o vereador Bruno Farias (PPS) comemorou nova intervenção da Prefeitura da Capital na Avenida João Maurício, na orla de Manaíra. O parlamentar já tinha se posicionado contra as mudanças e organizado um abaixo-assinado para desfazer as alterações realizadas na área. Segundo o vereador, na última terça-feira (3), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) anunciou outra estratégia de trânsito para a avenida.

No dia 23 de agosto, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregou uma ciclovia na Avenida João Maurício, em sua maior parte em forma de binário – um sentido pela orla de Manaíra e outro sentido a ser colocado na Avenida Edson Ramalho. Com isso, o estacionamento foi relocado, ficando apenas uma faixa para o tráfego dos veículos. Para Bruno Farias, essa mudança colocou em risco a segurança dos ciclistas e gerou intenso congestionamento na via. Na última terça-feira (3), a Semob anunciou que vai fazer os dois sentidos da ciclofaixa no local, e retirar os espaços para estacionamento da Avenida João Maurício, para que a via tenha duas faixas para o fluxo de carros.

“Iniciei o movimento de petição pública e abaixo-assinado online para rever as intervenções realizadas. Ontem, a Semob anunciou que iria desfazer as intervenções. Foi a demonstração cabal de que quando a sociedade se mobiliza é capaz de ser protagonista de importantes mudanças. Diante da pressão política dos cidadãos, do nosso mandato e de apelos pelas redes de comunicação, o prefeito sensibilizou-se e decidiu desfazer as intervenções”, declarou Bruno Farias.

O parlamentar destacou a importância da mobilização popular em prol do interesse coletivo. “Não há força maior do que a união das pessoas para rever a intervenção grotesca. A sociedade foi unânime em torno da reprovação das primeiras mudanças. O prefeito resolveu retirar os estacionamentos, dar um passo atrás, para que a ciclovia seja alargada e continuemos a ter duas vias de tráfego de carros. João Pessoa venceu, fico feliz em testemunhar a vitória do cidadão pessoense”, ressaltou.

Para Bruno Farias, a melhor solução seria implantar a ciclovia da mesma forma que foi feita na Avenida Beira Rio, “fazendo a ciclofaixa desviando das árvores”. No entanto, o vereador reforçou as expectativas de que essa nova intervenção seja benéfica para todos. “Minha expectativa é de que essa mudança seja boa, tanto na questão da mobilidade urbana, quanto para o comércio do local”, afirmou o parlamentar, prevendo uma insatisfação do setor comercial do local pela retirada dos estacionamentos. “Caso os estabelecimentos comerciais sofram com a mudança, podem contar com meu mandato”, enfatizou.

Os vereadores Leo Bezerra (PSB) e Marcos Henriques (PT) parabenizaram a atuação parlamentar de Bruno Farias. “O vereador precisa ter sensibilidade para captar os anseios da população, e Vossa Excelência teve essa capacidade. Parabenizo a cidade pelo ganho e também a Prefeitura da Capital por ter sentido que aquela era uma medida totalmente equivocada”, declarou Marcos Henriques.