Vereador comemora aprovação de piso salarial de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras

por Clarisse Oliveira — publicado 25/11/2021 16h38, última modificação 25/11/2021 16h38
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Marmuthe Cavalcanti (PSL) lembrou a luta de seu mandato pela categoria e chamou a atenção da bancada paraibana para a aprovação da matéria

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL) usou seu pronunciamento na sessão desta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para comemorar a aprovação no Senado Federal do PL 2.564/2020, que estabelece o piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, na última quarta-feira (24). A matéria ainda precisa passar por apreciação na Câmara dos Deputados.

Foi mais uma vitória na luta pela valorização da classe trabalhadora, uma luta do nosso mandato e de milhares de pessoas em todo Brasil, que reivindicaram, dialogaram, cobraram e que finalmente conseguiram vencer e convencer o Senado a aprovar o piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos, auxiliares e também para parteiras, de acordo com o PL 2.564/2020”, afirmou o vereador, destacando que enquanto criador da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem na Casa participou da luta ativamente pelo piso e que seu mandato tem identidade com a categoria.

Marmuthe Cavalcanti citou projeto de sua autoria, que institui pausas compensatórias para os profissionais de enfermagem que trabalham na iniciativa privada; e a Indicação ao Executivo Municipal para que também adote as pausas compensatórias para os profissionais da rede pública de Saúde. Ele citou ainda Requerimento de sua autoria solicitando o preenchimento do quadro funcional de unidades de saúde da Capital de enfermeiros, amenizando assim o déficit de pessoal e fomentando novas contratações.

O parlamentar ainda ratificou requerimento de sua autoria direcionado aos deputados federais paraibanos para que aprovem o projeto. “É imprescindível que a classe política se una em torno de um mesmo ideal. Pautar na sociedade e nas casas legislativas uma reflexão sobre a essencialidade da enfermagem e seus sub ramos para todos os serviços de saúde públicos e privados”, destacou Marmuthe Cavalcanti dizendo que a categoria ainda não teve reconhecimento justo e necessário pelo trabalho, dedicação e sacrifício, principalmente com o decorrer da pandemia.

Esses heróis que se dedicam diariamente a salvar vidas devem ser lembrados e valorizados por todos nós, sobretudo nestes tempos de pandemia que ainda vivenciamos. A luta pelo piso salarial nacional continua, por isso que aqui na Câmara continuamos reivindicando e chamando a atenção da classe política paraibana para que de fato a gente possa restabelecer a justiça, dignidade e respeito que esses profissionais merecem”, afirmou, enfatizando o trabalho desses profissionais no combate à pandemia e lamentando pelos que perderam a vida.

O vereador Marcos Henriques (PT) parabenizou a luta da categoria. “Esperamos muito que o reconhecimento a essa profissão seja estabelecida, ao mesmo tempo que seja concedida a sua dignidade, seu piso salarial e jornada de trabalho. Me acosto a essa causa e vamos continuar a nossa luta para ter de fato essa conquista fruto entendimento e merecimento desses profissionais”, destacou.