Vereador comemora aprovação de projeto que previne evasão escolar

por Rafaela Cristofoli — publicado 16/09/2021 14h16, última modificação 16/09/2021 14h16
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
A iniciativa de Marmuthe Cavalcanti (PSL) prevê ações integrativas para estimular os alunos a permanecerem nas escolas

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (16), para comemorar a aprovação de um projeto de lei de sua autoria que institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar. A matéria aguarda sanção do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) para se tornar lei.

“O número de crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino tem sido afetado consideravelmente devido à evasão escolar. Por conta desse índice preocupante, o nosso mandato tem buscado soluções para que a gente possa evitar um mal maior, porque sabemos que a educação é o mais importante instrumento de transformação social”, defendeu o autor da proposta.

O parlamentar apresentou números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam que, em 2020, das 50 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos, 10 milhões, ou seja, 20% delas, não tinham terminado alguma das etapas da educação básica. “João Pessoa, infelizmente, não está fora dessa realidade. Combater a evasão e o abandono escolar significa proporcionar ao aluno mais qualidade de vida, dignidade e acesso integral à educação”, reforçou.

Marmuthe Cavalcanti ainda destacou que, devido às medidas restritivas de combate à Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas, o que potencializou a distância entre os alunos e as dependências físicas das escolas. “Esse distanciamento que houve por conta da Covid aumentou o desestímulo dos alunos, o desinteresse pelo ensino em nossa cidade. Fico feliz em saber que esse projeto vai contribuir para que seja criada uma equipe multidisciplinar, para dar todo o apoio e acompanhamento necessário para motivar os alunos a frequentarem o ambiente escolar”, concluiu.