Vereador comemora emenda que destina recursos para as artes marciais

por Rafaela Cristofoli — publicado 26/08/2021 15h23, última modificação 26/08/2021 15h23
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Em Brasília, Carlão (Patritota) se reuniu com o Ministro da Cidadania e o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB)

Em pronunciamento durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa desta quinta-feira (26), o vereador Carlão comemorou a destinação de uma emenda parlamentar do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), no valor de R$ 300 mil, para investimentos nas artes marciais e projetos sociais ligados aos esportes. O parlamentar está em Brasília, e também encontrou com João Roma, ministro da Cidadania, pasta que que incorporou os ministérios do Esporte e da Cultura.

“Passei a semana em Brasília, representando o presidente Dinho na liberação de algumas emendas. Foi com alegria que consegui uma audiência com o Ministro da Cidadania, João Roma, um jovem nordestino que entende a realidade das artes marciais, e se comprometeu conosco a dar celeridade na liberação de recursos para os esportes de luta e projetos sociais voltados para eles na nossa cidade”, informou Carlão, que também agradeceu ao deputado federal Pedro Cunha Lima pela destinação de recursos através de emenda parlamentar.

O vereador lembrou sua trajetória como esportista e o compromisso assumido com as artes marciais. “Todos sabem do meu compromisso, de onde eu vim. Se eu me tornei um homem público, antes mesmo de ser vereador, foi por causa das artes marciais, foi porque o Jiu-Jitsu projetou o meu nome, me deu condições de vencer desafios contra homens mais fortes, contra pessoas bem maiores do que eu em peso, tamanho e força”, relembrou, destacando que “quando você coloca a meta, a disciplina, a organização, o trabalho, o foco e as técnicas de articulação, acima de tudo, você se torna um vencedor”.

Carlão ressaltou o trabalho social realizado através das artes marciais para tirar crianças da situação de vulnerabilidade social. “Essa é a nossa meta: tirar essa criançada da situação de vulnerabilidade e dar a elas dignidade, através dos nossos projetos sociais que usam as artes marciais. Na Cascão Jiu-Jitsu, da qual eu faço parte, são mais de 400 crianças beneficiadas pelos projetos sociais”, citou.

O parlamentar ainda frisou que as artes marciais podem contribuir de forma significativa na formação das crianças. “A realidade é que as artes marciais têm uma contribuição gigantesca para a formação das crianças que estão em zona de vulnerabilidade, à mercê do tráfico e da violência, que não tem referência. As artes marciais são um suporte fundamental na educação dessas crianças, transmitindo valores indispensáveis como honra, compromisso com a palavra, hierarquia e respeito às pessoas. No tatame, todos são iguais, colocamos todos no mesmo nível. E esses conceitos de lealdade, cumplicidade e interação social vão sendo passados para as crianças, formando adultos saudáveis”, concluiu.