Vereador comenta protesto de servidores contra reforma administrativa

por Rebeca Neto — publicado 19/08/2021 13h52, última modificação 19/08/2021 13h52
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
Marcos Henriques (PT) acredita que reforma administrativa, privatizações e medidas provisórias influenciaram no desempenho negativo da geração de empregos no primeiro trimestre de 2021

“O que trago aqui hoje é fruto de uma grande mobilização que a população fez”, iniciou o vereador Marcos Henriques (PT) em seu pronunciamento durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (19). Ele se referia ao protesto realizado ontem (18), na Av. Epitácio Pessoa, pelos servidores públicos.

Segundo o parlamentar, parte do desempenho negativo na geração de empregos, que apontou 14,7% de desemprego no primeiro trimestre de 2021 se deve, em parte, à pandemia da Covid-19, mas, também, às privatizações, medidas provisórias e à reforma administrativa, alguns dos motivos que levaram os servidores às ruas para reivindicação de direitos. “Os milionários cresceram 7% enquanto vemos a miséria crescer no Brasil. Mais de 20 milhões de pessoas voltando para a linha de pobreza”, comentou.

Sobre a Medida Provisória 1045/2021, Marcos Henriques disse: “O salário mínimo é uma conquista e essa medida (MP 1045) visa fazer você ganhar menos do que isso. Com as privatizações, os salários serão rebaixados. Isso foi o que levou os companheiros às ruas ontem”. Para ele, a reforma resultará em uma migração: “As pessoas irão demitir e contratar outras que não estão asseguradas”, e acrescentou que, para evitar prejuízos aos servidores, é necessário entender o ciclo em que o povo tem “condição de consumo, que gera vendas, que gera produção, e a produtividade gera emprego”.

O vereador Marcos Henriques concluiu afirmando que é importante que o povo comece a tomar posse do que conquistou e reafirmou seu compromisso com a população: “Sempre teremos uma voz ativa na Câmara Municipal de João Pessoa contra a desmoralização dos trabalhadores”.