Vereador convida moradores de Mangabeira para debate sobre reordenamento do trânsito no bairro

por Érika Bruna Agripino — publicado 02/08/2016 21h00, última modificação 12/07/2019 11h02
Requerimento de Renato Martins (PSB) solicitando a discussão para o próximo dia 17 de agosto foi aprovado na CMJP, na manhã desta quarta-feira (3)

Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Renato Martins (PSB) convidou a população de Mangabeira para participar de uma audiência pública na Casa, com a finalidade de debater o reordenamento do trânsito promovido no bairro pelo Executivo pessoense. O requerimento do parlamentar solicitando a discussão para o próximo dia 17 de agosto foi aprovado na CMJP na manhã desta quarta-feira (3).

Renato Martins se referiu principalmente à adoção de faixas exclusivas para circulação de ônibus na principal via do bairro, a Avenida Josefa Taveira, desde o início de julho deste ano. Segundo o parlamentar, não houve, por parte da atual Gestão Municipal, uma consulta à população, nem estudos sobre a eficácia da medida.

“Essa audiência pública será o momento para que comerciantes, pedestres, usuários do transporte coletivo, trabalhadores e todos os moradores de Mangabeira possam avaliar realmente se aquela solução adotada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) consegue convergir com os interesses locais. Será possível, nesse debate, fazer um diagnóstico preciso e ouvir sugestões que preservem o tecido social de Mangabeira. Alterando as coisas lá, pode-se prejudicar o comércio, e a população do bairro não sai ganhando”, justificou.

 

Em aparte, a vereadora Sandra Marrocos (PSB) disse que esteve reunida com os comerciantes de Mangabeira para debater as mudanças e classificou como absurdas as intervenções da PMJP na avenida principal do bairro. “Duas faixas foram destinadas para ônibus sem a menor condição, sem ouvir os moradores e prejudicando-os em relação à mobilidade urbana”, criticou.

A parlamentar pessoense ainda sugeriu, como solução para os problemas enfrentados no trânsito da localidade, a construção de um binário na região. Renato Martins concordou com a colega: “Esse binário iria melhorar a trafegabilidade dos pedestres e o fluxo de carros”.