Vereador critica integrantes do Governo Federal por possuírem offshores

por Clarisse Oliveira publicado 05/10/2021 13h55, última modificação 05/10/2021 13h55
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Marcos Henriques (PT) criticou o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e o ministro da economia Paulo Guedes por manterem investimentos fora do Brasil

O vereador Marcos Henriques (PT) criticou o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e o ministro da economia Paulo Guedes por manterem investimentos em empresas fora do Brasil sem a cobrança de impostos, prática denominada de offshore. O parlamentar foi o segundo a se pronunciar na sessão desta terça-feira (5), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Marcos Henriques iniciou seu discurso explicando a prática de offshore. “Um tema que se discute muito no nosso país chama-se offshore. Encontram-se em paraísos fiscais, onde não se cobra a origem do dinheiro que é depositado. Muita gente no Brasil tem dinheiro nesses paraísos fiscais, onde inclusive não se pagam impostos, esse é o offshore”, explicou.

A imprensa descobriu que o ministro Paulo Guedes e o presidente do Banco Central Campos Neto têm dinheiro nessas offshores. Imaginem o exemplo que esse ministro dá. Ele vendeu um crédito de recuperação e quem comprou foi a empresa BTG, na qual Paulo Guedes é um acionista majoritário, por apenas 10% do valor. Algo está errado”, avaliou o parlamentar.

Segundo o vereador, já é proibida a venda de ativos do país para empresas de pessoas que fazem parte do Governo. “Além de não apresentar propostas de recuperação econômica e de geração de emprego, vendem ativos do nosso país para suas próprias empresas. O código de conduta da administração federal já proíbe esse tipo de transação, mas no governo Bolsonaro vale tudo. É o governo dos amigos”, criticou.

Para o parlamentar, os componentes do governo não dão bom exemplo quando investem em empresas fora do Brasil. “Em um momento que o Brasil requer investimentos, em que estamos em um processo de desindustrialização, na qual as indústrias estão saindo do país, investidores estão procurando alternativas que são os paraísos fiscais. No lugar deles[ Paulo Guedes e Campos Neto] estarem captando recursos para o Brasil, estão incentivando a fuga de investimentos”, enfatizou Marcos Henriques, afirmando que o atual governo está promovendo o retrocesso no país.

O vereador Carlão (Patriota) rebateu Marcos Henriques citando ações do Governo Federal. “Foram 4.700 obras realizadas, 213.000 unidades habitacionais em nove estados da região Nordeste entre 2019 e 2021. Só no primeiro semestre deste ano, foram concluídas 935 obras de grande, médio e pequeno porte. Foram R$ 3,5 bilhões em investimentos em obras hídricas para beneficiar o Nordeste e a Paraíba. Vossa Excelência fala revestido de uma ideologia e esquece o lado positivo desse governo. São mil dias sem corrupção”, afirmou.