Vereador critica intermediação de governistas com categoria de agentes de endemias
Na sessão desta terça-feira (3), o vereador Raoni Mendes (DEM) criticou a intermediação da bancada de situação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com a categoria de agentes de saúde e de combate a endemias da Capital. Os profissionais estiveram na Casa Legislativa para reivindicar condições adequadas de trabalho, como fardamento, crachás para identificação e equipamentos de proteção individual (EPIs).
A base de sustentação do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) na Casa marcou uma reunião da categoria com os secretários municipais de saúde e de articulação política, respectivamente, Adalberto Fulgêncio e Zennedy Bezerra, na tarde desta terça-feira (3). Para Raoni Mendes, a reunião deveria ter sido marcada diretamente com o prefeito, para uma resolução imediata das reivindicações.
O parlamentar ressaltou que os surtos de dengue, chikungunya e zika e, consequentemente, o aumento de casos de microcefalia podem ser evitados com o trabalho dos agentes de combate a endemias. Ele destacou também a importância da rapidez na negociação com a categoria, uma vez que ela está paralisada enquanto luta pelas reivindicações.
“O secretário de Saúde passou três anos na pasta e só fez promessas. Estamos assistindo hoje a mais um jogo de embromação dessa gestão. Vamos esperar mais quantas mortes para que uma categoria tão importante seja recebida pelo prefeito? Os profissionais estão paralisados, sem realizar o trabalho preventivo”, destacou.
Raoni Mendes ainda criticou a administração da pasta da Saúde por Adalbeto Fulgêncio e afirmou que a iniciativa de marcar a reunião primeiramente com os secretários seria para retardar a negociação.
Os vereadores Bruno Farias (PPS) e Fuba (PT) concordaram com o discurso de Raoni Mendes. “Precisamos sair dessa reunião hoje com respostas concretas, e não com promessas”, destacou Bruno Farias. Já os situacionistas Marco Antônio (PHS) e Benilton Lucena (PSD) discordaram do posicionamento do vereador de oposição. “Nos entendemos com a categoria, marcamos a reunião e vamos torcer para que dê certo”, ressaltou o líder Marco Antônio.