Vereador critica veto a PL que conscientiza sobre o câncer

por Assessoria do vereador (Dann Barbosa) / Edição: Secom CMJP — publicado 17/02/2016 22h00, última modificação 09/07/2019 17h42
Norma proposta por Renato Martins (PSB) criaria a campanha “Setembro Dourado” para prevenir e informar sobre a doença

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), vetou nesta semana o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Renato Martins (PSB) que cria o “Setembro Dourado”, campanha destinada à prevenção do câncer infantojuvenil na Capital.

De acordo com o PL, o poder público é responsável pela conscientização da sociedade sobre a prevenção e sintomas da doença, assim como a qualificação dos profissionais da Saúde para o diagnóstico precoce a fim da possível cura da doença.

O parlamentar acusou Cartaxo de irresponsabilidade por vetar um PL que beneficiaria a população do Município, podendo até obter o restabelecimento da doença através de informações e tratamentos conceituados.

“Com indignação recebemos o veto do prefeito, mesmo depois do Projeto ser aprovado na CMJP. O Setembro Dourado serve para disseminar campanhas educativas sobre o câncer. É revoltante essa postura de Cartaxo, só demonstra sua falta de compromisso com a população de João Pessoa”, comentou.

 

Brasil tem 9 mil casos de câncer infantojuvenil ao ano

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas no ano de 2011, 2.812 crianças morreram em decorrência da doença no Brasil. Hoje em dia cerca de 70% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros qualificados. Com base em referências dos registros de base populacional, são estimados mais de 9.000 casos novos de câncer infantojuvenil no Brasil por ano. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.