Vereador de oposição relata encontro com prefeito da Capital

por Clarisse Oliveira publicado 17/08/2021 13h35, última modificação 17/08/2021 13h35
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Entre outros assuntos, Marcos Henriques (PT) conversou com Cícero Lucena (Progressistas) sobre PCCRs da Saúde e da Guarda Municipal e emendas impositivas

O vereador de oposição Marcos Henriques (PT) relatou o que foi discutido com o prefeito da Capital Cícero Lucena (Progressistas) durante reunião realizada nesta segunda-feira (16). O parlamentar foi o primeiro orador na sessão ordinária dessa terça-feira (17), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Marcos Henriques afirmou que foi recebido pelo prefeito e debateu Planos de Cargos, Carreira, Salários e Remuneração (PCCR) de trabalhadores da Saúde e da Guarda Civil Municipal. Ele também lembrou o prefeito sobre o cumprimento das emendas impositivas, débito com profissionais do audiovisual deixado pela gestão passada e a importância do orçamento da criança e do adolescente. “Ele me recebeu muito bem, dialogamos durante muito tempo. O que nos resta é cobrar que tudo seja executado”, relatou.

Fui informado que existe a Resolução 173 do Governo Federal que impede o crescimento da folha e que qualquer acréscimo seja dado nesse momento de pandemia” relatou o vereador sobre a justificativa dada pelo chefe do Executivo por não poder discutir remunerações neste momento, porém recebeu sinalização positiva do prefeito sobre a implantação da mesa permanente de negociações. “No momento oportuno queremos sua implantação”, enfatizou se referindo aos PCCRs.

Sobre as emendas impositivas, o parlamentar afirmou que o secretário de gestão governamental Diego Tavares garantiu uma resposta ao vereador até a próxima segunda-feira. “Todos precisamos da implementação dessas emendas impositivas. É importante que a Mesa tenha uma posição, que o líder do prefeito também possa cobrar a execução dessas emendas, que são frutos de diálogos com a sociedade”, destacou Marcos Henriques.

Apresentei ainda a demanda de trabalhadores que venceram um edital na gestão passada. Ficou um débito de R$ 1.200.000,00 para a implementação de programa de artes visuais. Bruno Sitônio, Marcus Alves e o prefeito se comprometeram em quitar essa dívida com trabalhadores do audiovisual em setembro”, contou.

Marcos Henriques lembrou ainda durante a reunião a importância de campanhas para a defesa da criança e do adolescente. “É importante que possamos inserir, solicitar e cobrar políticas contra a exploração sexual e trabalho infantil. É importante que a rede de proteção saiba as rubricas que podem ser usadas de acordo com a necessidade”, destacou

Os vereadores Odon Bezerra e Bruno Farias (ambos do Cidadania) ressaltaram o caráter de diálogo da atual gestão, comparado a administrações anteriores. “O prefeito na sensibilidade que tem às causas públicas, dialoga com a oposição incorporada por Vossa Excelência. Temos um novo tempo na administração da Prefeitura”, afirmou Odon. “Gostaria de me colocar à disposição para que os diálogos continuem profícuos e permanentes e, assim como ontem, construam saídas para as políticas públicas da cidade”, concluiu Bruno Farias.

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL) parabenizou o oposicionista pelas cobranças e a gestão pelo diálogo. “O que aconteceu foi exemplo de diplomacia e cidadania. Não tenho dúvidas de que os resultados virão”, afirmou.

Fui de maneira muito tranquila porque tenho certeza de que uma coisa é receber e dialogar. Outra é resolver. Estarei de maneira muito clara cobrando o que propus. Agradeço pelo espaço de diálogo sobre os problemas de João Pessoa. Vamos cobrar apresentando propostas e torcendo para que a gestão tenha a sensibilidade de ouvir os 27 vereadores”, arrematou Marcos Henriques.