Vereador defende a execução do Hino Nacional nas escolas do Município

por Paulo de Pádua — publicado 05/07/2018 21h00, última modificação 04/07/2019 15h34
A canção deve ser tocada pelo menos uma vez por mês para os estudantes do ensino fundamental

O vereador Damásio Franca Neto (PDT) aguarda a apreciação na Comissão de Políticas Públicas (CPP) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) do seu projeto de lei nº 667/2018, que obriga as escolas públicas de ensino fundamental a executarem o Hino Nacional Brasileiro, com a participação dos estudantes da instituição.

De acordo com o projeto, o Hino Nacional deverá ser tocado, pelo menos, uma vez por mês, em cada segunda-feira de cada mês, sempre antes do início das aulas nas escolas de ensino fundamental do Município. Se a segunda-feira for feriado, a proposta determina que o Hino seja executado no outro dia útil da semana.

O autor da propositura, Damásio Franca, justifica, entre outras questões, que é necessário para a cidadania e o civismo da sociedade que os alunos, professores e servidores compreendam a importância e o significado da canção. “Os estudantes e as escolas, de um modo geral, precisam valorizar o Hino Nacional e a Bandeira Brasileira”, acrescenta.

O parlamentar entende que os estudantes precisam também desenvolver um senso de patriotismo e as escolas públicas de João Pessoa criarem um universo de respeito e amor à pátria. “Compreender, entre outros significados, muitos deles já esquecidos, por exemplo, a postura adequada no momento da execução do nosso Hino Nacional”, finalizou. O presidente da CCP, vereador Marcos Henriques (PT), ainda vai designar o relator para o PL.