Vereador defende discussão prévia sobre realização de eventos culturais na Capital

por Damião Rodrigues — publicado 06/03/2019 21h00, última modificação 29/06/2019 12h16
Marcos Henriques (PT) alegou que muitos problemas ocorridos durante o Carnaval deste ano poderiam ter sido evitados se a população tivesse sido ouvida

O vereador Marcos Henriques (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta quinta-feira (7), para defender a efetivação da Lei 1913/2018, originária de um projeto de sua autoria, que dispõe sobre a obrigação do Poder Público Municipal apresentar o planejamento dos eventos culturais antes de sua realização. O parlamentar alegou que muitos problemas ocorridos no carnaval deste ano poderiam ter sido evitados se a população tivesse sido ouvida.

“Quero que esta Casa seja respeitada pelo Poder Executivo Municipal. Estive com o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, para fazer a apresentação desse projeto, que foi vetado pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV), mas foi sancionado por esta Casa, que o legitimou. No entanto, essa lei não está sendo cumprida. Soubemos de diversos descontentamentos ocorridos no carnaval deste ano. Com uma discussão prévia esses problemas poderiam ter sido evitados”, alegou o parlamentar.

Marcos Henriques argumentou que a efetivação dessa lei poderia envolver a população de forma mais direta nos eventos da cidade. Para ele, a participação da sociedade nas discussões sobre os eventos culturais da Capital poderia garantir uma realização melhorada e mais tranquila.

Em apartes, os vereadores comentaram sobre o tema. Sandra Marrocos (PSB) falou que o cumprimento da lei ajudaria no debate sobre os eventos da cidade. Já Carlão (DC) fez questão de defender a Gestão Municipal, alegando que os problemas ocorridos no Carnaval não tiveram nada a ver com a Prefeitura. O líder da situação na CMJP, Milanez Neto (PTB), comentou que a norma precisa ser debatida para que se encontre uma forma de efetivá-la. Raíssa Lacerda (PSD) anunciou que vai agendar uma audiência pública na Câmara com os representantes da Funjope, do ‘Folia de Rua’ e dos blocos para debater a realização do carnaval na cidade.